Escola Gaspar Frutuoso

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola desde o início do ano letivo 2016/2017.

2. Área aproximada da horta (m²)

30 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Fazer aprender; Hortofloricultura; Formação pessoal e social.

3.3. N.º de alunos envolvidos

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

- Fornecimento de plantio para a horta;
- Confeção de refeições com produtos da horta com o objetivo de sensibilização para o consumo de produtos biológicos;
- Visita à horta no dia da família;
- Oferta de produtos hortícolas às famílias com mais carências económicas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Os alunos ficaram a conhecer as hortícolas cultivadas, uma vez que não conheciam a maioria.
- Os alunos ficaram motivados para produzirem produtos hortícolas nas suas casas.
- Grande sensibilização para a confeção de refeições saudáveis, como por exemplo sopas.
- Manuseamento e tratamento dos produtos na cozinha (regras de higiene).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada pelos cursos de Formação Vocacional, no entanto, o Programa Oportunidade A e B e a turma Uneca ocupacional colaboram na manutenção de dois canteiros.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com 50% de solo local e 50% de composto orgânico fornecido pela MUSAMI.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- A compostagem foi feita num compostor adquirido para o efeito. Os materiais utilizados foram: folhas, restos de fruta da cantina e borra de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram instaladas ao longo do ano várias culturas de acordo com a época de produção, não esquecendo que o clima nos Açores é temperado marítimo.
Exemplos:
Nabiça; rabanete; cenoura; rúcula; salsa; coentros; alface; cebolinho; tomate; feijão verde; curgete; pepino entre outras. De realçar que existe um canteiro de ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Devido ao clima temperado marítimo não houve necessidade de recorrer à rega, embora aquando do plantio os alunos tivessem regado com água da chuva proveniente do depósito de água da Escola.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Nunca foram detetadas quaisquer pragas ou doenças que obrigassem a uma intervenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Venda de produtos biológicos na escola.
- Confeção/demonstração de refeições com produtos da horta.

15. Outros aspetos de realce da horta

A planta da horta foi elaborada à escala do espaço existente, pelos alunos do Curso de Formação Vocacional.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Gaspar Frutuoso

avatar

Professor coordenador da horta: Nelson Manuel Chaves Picanço