Infantário O Planeta das Crianças

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

30 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Durante a rotina diária das crianças

3.3. N.º de alunos envolvidos

88

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram trazendo algumas sementes, plantas, ervas aromáticas para plantar, contribuindo de alguma forma para a aprendizagem dos filhos na horta.
Frequência: Quando é cultivado e é necessário plantar mais. Também contribuem trazendo terra e outros utensílios de jardinagem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças gostam de plantar pois saiem das suas salas e contatam com o meio exterior, podendo estar ao ar livre a plantar;
As crianças contatam com o real, com a natureza, explorando o solo, o espaço, os tipos de plantas;
Tudo o que plantamos colhemos e levamos para o nosso refeitório para no caso dos legumes, a senhora da cozinha colocar na sopa...
Incentiva as crianças a comerem os legumes, pois foram estas que plantaram, logo têm mais gosto em comer.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As educadoras arranjam caixas de esferovite e dividem um número por sala, com a ajuda das crianças deitam terra e depois em pequenos grupos plantam e regam. Num dia vão 5 crianças regar, um outro dia vão outras cinco, mas todas participam na horta. Quando é para colher as coisas, as crianças também ajudam os adultos a trazer as coisas para serem confeccionadas na cozinha.
Segunda por volta das 9h vão os pré-escolares, enquanto as transições estão em atividade e por volta das 10h sobe as transições, sendo o horário rotativo e consoante as atividades extra-curriculares de cada sala.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparamos apenas a terra nos vasos de esferovite para as crianças plantarem.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As crianças com regadores, regam os vasos da horta e por vezes é accionado o sistema de rega, principalmente nos dias mais quentes.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é realizada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Todos os alimentos são utilizados para confeção posterior.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Infantário O Planeta das Crianças

avatar

Professor coordenador da horta: Marta Sofia Teixeira Brazao