Escola Básica da Costa da Caparica

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Disciplinas da componente vocacional do curso de jardinagem e manutenção de espaços e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Indiretamente e no mercadito dos jardineiros

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Utilização da horta como um recurso relativamente à disciplina de Ciências Naturais e outras disciplinas.
Integrar a horta no jardim de forma harmoniosa e como estudo no caso do curso vocacional de jardinagem.
A venda no mercadito de produtos agrícolas biológicos produzidos pelos alunos tem ajudado a alertar a comunidade para a sua importância.
A venda dos produtos reverte a favor dos alunos, na realização de visitas de estudo ( alunos de jardinagem e NEE ), compra de sementes, instrumentos agrícolas e compra de outro material escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estão organizados em quatro grupos de trabalho, cada grupo é responsável pela sua parcela na horta realizando diariamente as atividades de manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio do ano letivo procedemos aos trabalhos de limpeza da horta, retirando ervas, pedras, etc.
Os alunos realizam a medição e dividem a horta em quatro talhões, utilizando o fio de alinhamento. É efetuada a mobilização e fertilização do solo com fertilizante orgânico, usando os instrumentos agrícolas existentes na escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Construção de um compostor e utilizar para compostagem as aparas do corte da relva, ervas daninhas, folhas das árvores, cascas de ovos e restos de vegetais trazidos pelos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Construção de mini estufas na horta reutilizando os vasos grandes das árvores cedidas pela Câmara. As mini estufas são utlizadas como viveiros de espécies hortícolas, aromáticas e ornamentais.
Cada grupo de trabalho realiza uma planta do talhão da horta, onde menciona as espécies em consociação consultando uma tabela das plantas amigas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada grupo de trabalho rega a horta sempre que necessário e durante as paragens letivas existe uma escala organizada onde os funcionários também fazem parte dessa gestão.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As folhas e os caules das plantas são observados praticamente diariamente e foram realizados trabalhos de pesquisa sobre este assunto.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas da couve - retiradas manualmente

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

O mercadito dos jardineiros e confeção de sopa com os alunos NEE

15. Outros aspetos de realce da horta

Propagação de diversas espécies de árvores de fruto que tem sido introduzidas na escola.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica da Costa da Caparica

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Professor coordenador da horta: Maria Margarida Martins