Escola EB1/JI de Gala

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Todos os anos cultivamos uma pequena horta biológica que existe na nossa Escola EB de Gala há pelo menos 8 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Este ano a nossa horta ocupa uma área de 18 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

58

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Na nossa escola sempre que nos dispomos a implementar novos projetos os pais e encarregados de educação gostam de se associar, por essa razão sempre que solicitamos colaboração, organizam-se conforme a disponibilidade profissional e juntam-se a nós nos trabalhos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Visto que temos o hábito de cultivar uma pequena horta biológica e atendendo que este ano letivo não nos é permitido fazê-lo pelo motivo de estarmos instalados num edifício cedido pela Doca Pesca da Figueira da Foz e por não termos um espaço propicio para o efeito, ocorreu-nos a ideia de forma a motivarmos os alunos para novas técnicas agrícolas, ou seja cultivar sem terra. Surgiu-nos a ideia da experimentar-mos a aquaponia: forma de cultivo que combina a aquacultura, ou produção de peixes em "viveiro", com a produção de plantas, num circuito fechado. Os resíduos produzidos pelos animais são transformados em fertilizante natural para nutrir os vegetais. Ao consumirem estas substâncias, as plantas filtram e deixam mais limpa a água onde os peixes vão crescer. Resumindo, o objetivo deste projeto é aplicar, em meio escolar, um processo de cultivo de alimentos hortícolas a partir de um sistema de aquaponia. Pretendemos, ao mesmo tempo, comparar com outros processos convencionais de cultivo, descobrindo outras potencialidades. O projeto poderá alargar-se à produção de produtos para auto-abastecimento do refeitório escolar. Serão os alunos que interiorizando estes valores ambientais de preservação dos recursos naturais irão futuramente contribuir para a implementação de práticas que valorizem uma economia sustentável, à proteção dos recursos naturais, ao desenvolvimento económico da sua área geográfica, conhecendo melhor as potencialidades da nossa localidade, pesquisando, estabelecendo laços com as várias estruturas locais… O Projeto visará proporcionar aos alunos aprendizagens diversificadas através de vivências contextualizadas no meio sociocultural onde estão integrados. As atividades desenvolvidas terão em conta a transversalidade do currículo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Dado que se trata de um projeto que carece de alguns conhecimentos científicos, teremos um acompanhamento na monitorização de uma bióloga, Drª. Zara Teixeira da MAREFOZ (Centro de Ciências do mar e do ambiente - Universidade de Coimbra). Depois, professores e alunos através de grelhas de registo, todos os dias farão o acompanhamento de todo o processo. Por outro lado, como simultaneamente pretendemos efetuar comparações com os processos convencionais (agricultura biológica em terra) os trabalhos e as tarefas serão distribuídas por todos os envolvidos, consoante a sua disponibilidade horária.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como não cultivaremos em terra, apenas prepararemos uma pequeno canteiro que funcionará como termos de comparação para que os nossos alunos possam registar tempos de desenvolvimento, cheiros, texturas, paladar dos diferentes cultivos. Esse pequeno canteiro terá por base uns garrafões de plásticos cheios de terra onde serão colocadas plantas que sairão do mesmo berçário e colocados no sistema aquapónico e na terra ao mesmo tempo.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, agrião, salsa (Sistema aquapónico)
Para o canteiro as mesmas do utilizadas no sistema aquapónico, mas tendo espaço alargaremos para morangos, e outras aromáticas: orégãos poejo, erva cidreira, hortelã...

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva será aplicada principalmente para adicionar ao aquário e é recolhida para recipientes colocados juntos das caleiras. A água do aquário é utilizada na rega das culturas em terra.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Este processo será monitorizado pela Bióloga Dr.ª Zara Teixeira.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos e Feira Tradicional do nosso Agrupamento que se realiza em junho.

15. Outros aspetos de realce da horta

A importância deste moderno e sustentável sistema de produção alimentar que combina técnicas aquícolas e agrícolas, aproveitando os recursos do meio local. Este processo converte os resíduos dos peixes em nutrientes que promovem o crescimento saudável das plantas/peixes. À medida que as plantas crescem, a absorção destes nutrientes atua como um filtro natural, limpando a água que é recirculada e devolvida aos tanques dos peixes. O consumo de água é reduzido em comparação com a agricultura convencional e a produtividade superior. Resumidamente este projeto apresenta uma inovadora metodologia no processo de ensino - aprendizagem, com a construção do “SISTEMA AQUAPÔNICO onde podemos obter uma maior compreensão acerca dos conteúdos físicos, químicos e biológicos.



15.1. Link para a página da horta

www.aezuff.org

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Gala

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Professor coordenador da horta: Maria Eugénia Pinto Gomes