Externato Cooperativo da Benedita

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos

2. Área aproximada da horta (m²)

180m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Produção Sustentável; Expressões e ofícios; Oficina da Cidadania; Geografia; História

3.3. N.º de alunos envolvidos

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

No fornecimento de materiais, plantas e sementes, bem como equipamento necessário aos alunos.
Na apresentação do projeto multidisciplinar da turma (1º e 3º período).
Na compra de produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Venda direta dos produtos hortícolas na escola.
Divulgação de vantagens da agricultura biológica.
Exposição do projeto multidisciplinar aos encarregados de educação e alunos da escola.
Desenvolvimento de ações pedagógicas com técnicos da CM de Alcobaça e empresas frutícolas da região.
Ao longo da implementação da horta notamos que os alunos da escola mostraram bastante curiosidade e interesse para o trabalho que se realiza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada durante os tempos letivos da disciplina de produção sustentável coordenada pelo professor da disciplina. Os alunos foram organizados em pequenos grupos de trabalho de acordo com as tarefas necessárias em cada época do ano.
Foram recolhidos resíduos do bar da escola e alguns cafés/pastelarias dos arredores para compostagem.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparação inicial com auxílio de trator uma vez que estava muito compacto e incorporação de composto orgânico.
Limpeza de detrítos orgânicos e pedras.
Análise laboratorial do solo.
Delimitação das parcelas e carreiros de circulação.
Vadação e sinalização dos espaços.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostagem em pilha em compostor de plástico oferecido pela Junta de Freguesia da Benedita.
Resíduos: folhas, podas. borras,cascas, restos de frutas e legumes, cortes de relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, couve coração, alfaçe, favas, ervilhas, cebola, alhos, rúcula, tomates, chuchu, courgete.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta foi instalada num área ajardinada contígua ao pavilhão polidesportivo da escola que tinha já um sistema de rega montado.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Inspeção das culturas (duas vezes por semana) para verificar a presença de manchas ou mordeduras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Preparação e pulverização de uma infusão para a lagarta da couve.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Participação numa visita de estudo a uma empresa de triagem e embalamento de frutas.
Exposição de trabalhos dos alunos.
Construção de um espantalho e vasos na disciplina de expressões e ofícios.
Elaboração de um vídeo em Oficina da Cidadania.
Pesquisa e elaboração de trabalhos para exposição na vitrine da turma sobre temas relacionados com a horta e alimentos produzidos.Ciências Naturais, Produção Sustentável; Expressões e ofícios; Oficina da Cidadania; Geografia; História.
Feira de produtos hortícolas.
Visita e colaboração de outras turmas à horta.
Divulgação na comunicação social (Jornal).

15. Outros aspetos de realce da horta

Os alunos do 7º ano, turma H, do Curso Percurso Curricular Alternativo têm uma horta na escola, desde o início do ano letivo 2016/2017.Esta atividade permitiu desenvolver nos alunos competências práticas importantes que poderão ser uma mais-valia para o seu futuro. Assim, ao longo das várias fases do projeto, e nas várias disciplinas, pesquisaram sobre a origem histórico-geográfica dos produtos selecionados para cultivo, bem como os benefícios dos mesmos para a saúde e bem-estar de cada um de nós; fizeram ainda o calendário da horta; desenharam a planta da horta, fazendo as respetivas medições; arranjaram a casa dos utensílios agrícolas; fizeram um espantalho; as placas de identificação dos produtos semeados; limparam e lavraram a terra; plantaram as sementes e colheram alguns dos produtos que semearam, de entre eles, as favas, as couves e as alfaces.
Para além de todas as tarefas referidas, construíram ainda duas estufas destinadas à produção de beringelas e de melões.
Numa outra etapa do projeto, fizeram uma maqueta conjunta ilustrando a Horta, visitaram a empresa Frubaça, e assistiram a palestras relacionadas com a importância do ambiente e sobre a plantação de sobreiros.
Foi um projeto multidisciplinar, que envolveu toda a comunidade educativa. Um desafio tanto para alunos como para os professores que o orientaram. Um orgulho para os pais e encarregados de educação que acompanharam o desenrolar das atividades da Horta na Escola, desde o início.
Sobre a aprendizagem na horta, os alunos salientaram que “ foi importante para a minha formação, pois quero ser agricultor”; “ um dia podemos não ter trabalho e assim conseguimos semear alguma coisa para comer”, ou seja, no geral, consideram este tipo de Percurso Curricular Alternativo muito positivo, quer para o momento presente, enquanto alunos do 7ºano, quer para o futuro, como uma possível profissão a exercer.
Em suma, a Horta do 7ºH na escola é sinal de cultura a duplicar.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Externato Cooperativo da Benedita

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Professor coordenador da horta: Sérgio Teixeira