Colégio Casa - Mãe

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta Horta Vertical existe desde o presente ano (2016)

2. Área aproximada da horta (m²)

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio, Ciências da Natureza e Biologia

3.3. N.º de alunos envolvidos

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo os materiais (paletes, plásticos) e as sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade escolar sente-se envolvida no projeto e os alunos perspetivam uma alimentação mais saudável, mais biológica e na qual acompanharam o processo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas desde o 1º ano até ao 6º ano deslocam-se à estufa pedagógica (onde está localizada) e regam a terra sempre que as condições o exigem. Regra geral, o Clube de Ciências do 1º e 2º CEB realizam essa manutenção todas as quartas e quintas-feiras da semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi escolhido para colocar nos recipientes, de acordo com a especificidade das espécies aí plantadas ou semeadas. Foi utilizado composto do compostor para adubar biologicamente a terra.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos biológicos crus da cozinha (cascas de cebolas, batatas, cenouras, folhas de couve, alface, laranjas, maçãs e erva cortada do relvado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, alhos, salsa, coentros, cenouras, beterraba, couves...

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente pelos alunos, pelo menos 3 dias por semana, sempre que os tabuleiros estão secos e a terra deixa de estar húmida.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, quando os alunos monitorizam o estado de humidade do solo, também verificam se existem pragas e se as espécies hortícolas estão de perfeita saúde. Até agora, não sucedeu o contrário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Existem galinhas e patos.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A salsa é utilizada pela cozinha e a alface prevê-se (quando crescer) ser implementada na alimentação dos alunos que trataram dela. Será colocada na salada do almoço.

15. Outros aspetos de realce da horta

Foram utilizadas garrafas PET e tintas não tóxicas na pintura das mesmas, aliando, deste modo a agricultura biológica a práticas ecológicas sustentáveis.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Colégio Casa - Mãe

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Professor coordenador da horta: Paulo Sérgio Lima Teixeira