EB 2,3 da Toutosa

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi criada no ano letivo 2006-2007.

2. Área aproximada da horta (m²)

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos

61

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuíram com a doação de sementes e plantas como morangueiros e ervas aromáticas. Também alguns pais contribuíram com a partilha de técnicas de cultura.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A recuperação da horta da escola permitiu:
- um maior envolvimento das famílias nas atividades escolares;
- a promoção do trabalho colaborativo entre alunos, professores, auxiliares de ação educativa e famílias;
- o desenvolvimento de práticas de desenvolvimento sustentável;
- a utilização dos produtos colhidos no bar da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Inicialmente, foi solicitado aos auxiliares de ação educativa que procedessem à limpeza do terreno.
Posteriormente, os alunos orientados pela coordenadora procederam à preparação do terreno com a colocação de composto produzido na escola e às sementeiras.
A manutenção da horta (arranque das plantas infestantes e rega) é levada a cabo por um grupo de alunos e por funcionários da escola que procedem à rega diariamente. A observação das culturas é feita semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi inicialmente limpo por funcionários da escola. Posteriormente, os alunos colocaram composto produzido no compostor da escola e por fim procedeu-se às sementeiras e à plantação de ervas aromáticas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com materiais provenientes da limpeza dos terrenos dos jardins da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta encontra-se dividida em dois espaços distintos. Num canto, encontram-se ervas aromáticas como salsa, coentros, hortelãs, tomilho, limonete, funcho, erva-do-caril, salva, stevia e erva-príncipe. No resto da horta, foram plantados/semeados alfaces, couves, cebolas, cenoura, pimentos, feijão e tomate.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre diariamente com o recurso à água de um furo que existe na escola.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização da horta é feita semanalmente, não se tendo verificado a propagação de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos colhidos na horta, nomeadamente, as alfaces, cebolas e ervas aromáticas são utilizadas na confeção de sandes e sopa do bar da escola.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB 2,3 da Toutosa

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Professor coordenador da horta: Tânia Marisa Fernandes Cardoso