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a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

130m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação especial; Português funcional; Matemática funcional; desenvolvimento pessoal e social; oficina; Ecologia

3.3. N.º de alunos envolvidos

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a contribuir com sementes e plantas para a Horta. Durante as feiras/ vendas de produtos da horta as famílias de alunos da escola assumem-se como compradoras.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Sendo os alunos diretamente envolvidos de currículos específicos individuais, a horta e tudo o que a ela está ligado (fabrico de compotas, fabrico de vinagres e azeites aromatizados com ervas da horta, feiras vendas , reciclagem de vasos ( pintura) para novas plantas que serão posteriormente colocadas à venda , compostagem, alimentação dos animais existentes na escola, feiras/venda ) apoiam o desenvolvimento curricular , desenvolvem a literacia da informação e a numeracia. São os alunos que pesam e medem os alimentos a dar aos animais, compram -nos ( acompanhados pelas professoras de Educação especial) , fazem a contabilidade ( registo de vendas e apuramento de verbas), vendem nas feiras internas os produtos produzidos , entregam na a cantina os vegetais e ervas aromáticas necessários à confeção da ementa, colaboram na plantação, na colheita, rega etc.
Para além de contribuírem para melhorar resultados académicos, a horta desenvolve sobretudo competências de cidadania e de preparação para a vida ativa, contribuindo igualmente para desenvolver a autonomia , a inclusão, os valores ecológicos, o respeito pela natureza e o trabalho como algo necessário ao sucesso social.
Quando há visitas à escola são os alunos que fazem a visita guiada à horta , aos capoeiros de galinhas de raça autóctone e a espaços onde existem outros animais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita em parceria pelos alunos e pelos funcionários. Em cada fase, os alunos participam , tendo tempos destinados de determinadas áreas do seu currículo específico para adquirir saberes ( leitura e pesquisa) e através da prática ( fazer) . Todos os dias os alunos têm tarefas nessa área.
Há alunos com tarefas definidas que tem que cumprir. Noutras tarefas é o grupo que se organiza e distribui funções.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza - ao longo do ano, manualmente por alunos, professores e funcionários.
Mobilização - É usado trator para lavrar a terra e abrir regos no espaço da horta/couves. Na restante horta é feito manualmente pelos alunos e funcionários. A mudança de espécies , renovação é feita pelos mesmos.
A fertilização é feita com recurso à compostagem e com estrume dos galinheiros.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Faz-se compostagem caseira com restos de comida e de jardim ( folhas, serrim resultante da poda ( após trituração), flores velhas ...)
O composto maturado é utilizado na preparação de solo (adubação de fundo) e na adubação de manutenção (adubação de cobertura);
A utilização do composto como fertilizante no cultivo é uma maneira simples e direta de ligar os intervenientes com a terra, ao mesmo tempo contribui para a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos a enviar para aterros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Couves
- Tomilho
- Erva de caril
- batata doce
- Coentros
- alecrim
- estragão
- arruda
- óregãos
- Limoeiros
- Laranjeiras
- Marmeleiros , macieiras, medronheiros, alfazema ( não estando no espaço medido como horta , incluem-se na prática da agricultura biológica na escola e ligam-se à promoção da alimentação saudável.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Inicialmente com bidões de plásticos reutilizados de outros fins.
Atualmente com 3 depósitos ( 1000 l cada) oferecidos e instalados com a parceria da empresa Suavecel e do Horto Municipal.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

- É feita por observação direta , sempre que alguém vai à horta buscar alimentos ou cuidar dela.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas de raças autóctones ( amarela, branca, preta lusitânica, pedrês)
Perus
Patos
Garnisés

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- mercados de venda de produtos da horta , de produtos transformados ( compotas, licores, azeites aromatizados, vinagres aromatizados), animais adultos e animais cochados na escola.
- A cantina utiliza , sempre que existem e são necessários, produtos da horta.
- O Bar vende sandes de marmelada feita com os marmelos da horta
- Fabrico dos produtos transformados para venda

15. Outros aspetos de realce da horta

- Contribui para a preservação e divulgação de raças autóctones que mantém esse estado porque não estão misturadas no capoeiro;
- Contribui para a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos a enviar para tratamento final sem separação. Todos os resíduos orgânicos produzidos na cantina e no bar servem para alimentação dos animais e não são deitados ao lixo . Esta prática insere-se num dos nossos propósitos de « Só é lixo o que quisermos e se quisermos).
- A horta contribui para dar um passo positivo na contribuição para alcançar os objetivos da Agenda 2030 da ONU
- Segundo um especialista espanhol « os legumes plantados no ambiente poluído em que vivemos podem tornar-se vacinas", já que as plantas vão ter de se proteger desses componentes químicos que andam no ar.( Mariano Bueno)
- Serem um projeto de alunos com necessidades educativas especiais que necessitam de currículos alternativos individuais.
- O trabalho na e com a horta induz diferenças nos comportamentos de saúde, como praticar mais exercício o que se traduz na melhoria do bem-estar físico e psicológico dos intervenientes. Os alunos ficam mais calmos quando têm atividades na Horta e melhoram a autoestima quando mostram os seus produtos e o resultado do seu trabalho.
- Impacto ao nível do conhecimento sobre agricultura biológica, sobre más práticas ambientais .

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EBS de Arga e Lima

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Professor coordenador da horta: Maria José Figueira; Sílvia Azevedo