Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Fisicamente a Horta D' Avó da Engenho existe desde 2015. Desde essa altura que temos vindo a abraçar novos retalhos e recantos de Terra que, dia após dia, enchemos de vida e de cor.

2. Área aproximada da horta (m²)

A Horta D' Avó tem vindo a crescer de forma gradual, ocupando neste momento mais de 50m2 na instituição.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as respostas da instituição: creche, pré-escolar, CATL, Centro de Dia, Lar, e Serviços de Ação Social

3.3. N.º de alunos envolvidos

168

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

25

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Uma horta familiar!
Muito mais do que o cultivo de plantas, hortícolas e flores, a Horta d' Avó da Engenho é um espaço de emoções e relações por excelência. Na Horta plantamos, na horta colhemos, na horta vivemos... Da família recolhemos as doações, as hortícolas e as aromáticos que fazem as deliciais de crianças, adultos e idosos.
Muitas das datas festivas ocorrem de ancinho na mão, plantando e colhendo aquilo de que tanto gostamos. As famílias são, efectivamente, o nosso público privilegiado, a par da comunidade local.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aprender a aprender, aprender a fazer, a conhecer, a viver e a sentir.
À comunidade damos a provar as iguarias que aqui produzimos.
A promoção de uma cultura de sustentabilidade, assente numa lógica de partilha intergeracional constitui outro dos grandes impactos da horta na comunidade e alunos. Dia após dia, caminhamos de forma integrada procurando aumentar oportunidades de aprendizagem não formal por parte de crianças em contexto integeracional. Acreditamos que o futuro da Engenho passa por tornar a associação como uma "alavanca de desenvolvimento local e das suas comunidades."
Muitas das aprendizagens acontecem efectivamente a céu aberto, num espaço cheio de vida e de cor!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

À semelhança de anos anteriores, todos são envolvidos nas lides da Terra. Da preparação do solo, ao cultivo, do asseio à rega, da colheita ao prato. Cada qual, consoante o tempo e disponibilidade, gosta de visitar a Horta d' Avó e dedicar parte do seu tempo aquilo que ela nos faz sentir. Vivos, entusiastas, felizes por dela colhermos o que tão afincadamente e emocionalmente plantamos.
A rega é realizada, regra geral, pelos idosos que cedo chegam às instalações e gostam de apreciar a Terra e o que dela colhemos. As plantações são realizadas por miúdos e graúdos e são uma constante.
Elemento integrante do Projeto Educativo da instituição, crianças e idosos dedicam parte dos seus dias nas lides da Terra. Os pequenos talhões são alvo dos olhares e mãos atentas de gente que sabe e crianças que querem. Sementeiras, plantações, rega e asseio dos talhões... São várias as atividades que semana após semana garantem a vitalidade dos espaços e as aprendizagens em contextos puramente não formais.

7. Como é feita a preparação do solo?

O asseio dos talhões constitui uma das tarefas de particular importância de forma a não comprometer a instalação futura das culturas. Nesse sentido, temos contado com a ajuda preciosa dos nossos avós, que delicadamente removem ervas, daninhas e fertilizam os solos.
Nesse sentido, após a colheita de hortícolas, procede-se à correção do ph da terra. Sempre que se justifica é adicionado substrato natural, coloca-se estrume de cavalo, revolve-se a terra e semeiam-se as novas iguarias. Este ano, e à semelhança do anterior, utilizamos também o nosso composto: composto by Engenho.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em todos os locais da instituição onde existem resíduos passiveis de compostagem (copa berçário, cantina, bar, cozinha, centro de dia), existe um balde verde onde diariamente se colocam os resíduos. As crianças do CATL e a responsável da Copa recolhem todos esses baldes e depositam no compostor aquilo que passados alguns meses será o mote de muitas das conversas na Horta. De onde vem o composto? A par disso, são também depositados materiais castanhos provenientes do asseio das áreas ajardinadas da instituição e quando não existem é solicitado à comunidade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

À semelhança dos anos anteriores, na Horta D' Avó crescem Asteráceas (alface, girassol); Aliáceas (cebola, cebolinho, alho francês); Leguminosas (feijão, favas, ervilha, tremoço); Curcubitáceas (corgete, pepino, melão, melancia); Umbeliferas (cenoura, salsa); Brássicas (penca, galega, couve repolho); Quenopidiáceas (beterraba, espinafre); morangos, milho e muitas aromáticas.

Todas as culturas foram instaladas tendo em consideração o quadro das consociações favoráveis e desfavoráveis.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Desde o inicio da Horta d' Avó que a questão da rega assume um papel de destaque no seio dos trabalhos desenvolvidos. Feita com recurso a regador e a água armazenada em bidões coletores, a rega da Horta é muitas das vezes o pretexto para uma visita a este espaço a céu aberto.
Os avós adoram e deliciam-se com esta tarefa, aproveitando para observar como as culturas se desenvolvem.
Nesse sentido, logo pela manhã, existe sempre um avô ou uma avó que de forma ladeira avança para a Horta e realiza a rega. Ao final do dia, esta função é normalmente assegurada pelo motorista com horário compatível. A par disso, também as crianças gostam de invadir este espaço e salpicar hortícolas, flores e aromáticas com as gostas da vida.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Relativamente ao presente ponto, desde o inicio da criação da Horta que contamos com a colaboração de uma Eng. Ambiental da Câmara Municipal de Famalicão. Nesse sentido, sempre que é necessário ou se justifique contamos com a Eng.ª Marisa para a identificação e controlo de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O ataque das caracóis continua a persistir. Manadas de sal e as coisas resolveram-se.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Na Horta D' Avó existe um pequeno charco e nele vivem e convivem peixinhos do Rio Guizande que fomos ao Rio apanhar, os peixes Titão e Malaquias e também a tartaruga Tuga. Caixas ninho, estão também presentes nos pequenos retalhos da horta!

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A Horta inspira, a Horta desenvolve, e na Horta somos felizes...
Mercados Biológicos; Oficinas Temáticas; Workshops de Cozinha; Cozinhar com Aromáticas; Pratos Biológicos; são algumas das atividades realizadas durante o presente ano letivo que muito alegraram os presentes.
Sementeiras, plantações, visitas ao Rio Guizande para a apanha de peixes para o Charco d' Avó dão o mote à vida na Horta.

15. Outros aspetos de realce da horta

O próximo ano ficará marcado pela criação de um canteiro medicinal. Da comunidade já recolhemos as madeiras que estarão na origem da sua criação. Proceder à transplantação de culturas medicinais já existentes na nossa Horta e instalar novas culturas constitui uma das tarefas que em breve realizaremos. Acreditamos que crianças e idosos serão envolvidos na partilha de saberes e sabores locais e na degustação de aromas que muito os enriquecerão.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Isabel Mendanha Carvalho