Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6

2. Área aproximada da horta (m²)

6000

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Produção Vegetal; Agricultor em Modo de Produção Biológico; Fruticultura; Hortofloricultura

3.3. N.º de alunos envolvidos

62

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Parte dos produtos da horta biológica são transformados em conservas, compotas, fruta desidratada, bolos e bolachas que são disponibilizados a toda a comunidade escolar e visitantes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelos alunos e docentes da escola, no âmbito do programa dos módulos práticos de cada disciplina e turma. Em reunião entre os docentes envolvidos e de acordo com as culturas já instaladas, práticas utilizadas e espaços disponíveis, definem-se os trabalhos e a calendarização destes. Quinzenalmente é feito um balanço, ajuste à calendarização das tarefas e definem-se eventuais intervenções necessárias e não previstas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A cobertura vegetal do solo, nos pomares, é controlada mecânicamente.
As parcelas dedicadas à instalação de culturas anuais são limpas de pedras e restos das culturas anteriores. Se for necessário faz-se uma estrumação com estrume e composto biológicos. Para preservar a estrutura do solo, a mobilização é reduzida ao mínimo, privilegiando-se a sementeira/plantação direta e a incorporação das culturas de leguminosas, ricas em azoto. Para controlo das infestantes utiliza-se, quando necessária, a técnica da solarização do solo.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita pelo método de pilha ao ar livre. Para a sua elaboração usam-se os restos das colheitas dos vegetais, legumes e frutos, podas verdes, folhas de árvores e arbustos de folha caduca, material resultante da limpeza da cobertura vegetal do pomar e estrume dos ovinos da raça autóctone Bordaleira de Entre Douro e Minho, criados também em modo de produção biológico.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são:
- Macieiras e pereiras de espécies autóctones;
- Frutos vermelhos (mirtilos, groselheiras e framboesas)
- Plantas aromáticas, nomeadamente alecrim, alfazema, coentros, santolina, estragão, cidreira, hortelã, segurelha, salsa, tomilho, etc.
- Leguminosas, nomeadamente ervilha, fava e tremoço;
- Brássicas variadas, alface, cebola, alho-francês;
- Prado para pastagem dos ovinos
- Roseiras e outras plantas ornamentais floríferas, instaladas com o objetivo de atrair os insetos polinizadores.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na parcela existe um tanque, instalado numa zona mais elevada que acumula água de uma nascente e permite a rega por gravidade.
Na época estival, caso seja necessário, existe um sistema de rega gota-a-gota que permite suprir as necessidades hídricas das culturas mais sensíveis.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta sempre que são feitos os trabalhos de instalação/manutenção das culturas.
As roseiras instaladas, dada a sua sensibilidade, também se apresentam como um excelente indicador biológico da presença de determinados fungos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Existem ovinos da espécie autóctone Churra de Entre Douro e Minho e galináceos das espécies autóctones, Pedrês, Preta Lusitânica, Amarela e Branca.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Parte dos produtos da horta biológica são usados com frequência na disciplina de Transformação, onde são transformados em conservas, compotas, fruta desidratada, bolos e bolachas.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses

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Professor coordenador da horta: Marco António de Faria Moreira Cardoso da Costa