Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Tecnologias Específicas do Programa de Formação Profissionalizante - Operador Agrícola

3.3. N.º de alunos envolvidos

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas com doação de sementes/plantas e na compra de produtos nas feiras realizadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- divulgação dos benefícios da agricultura biológica através de trabalhos realizados pelos alunos;
- promoção do consumo de produtos biológicos através da venda de produtos;
- desenvolvimento do interesse/curiosidade sobre as práticas da agricultura biológica através das visitas realizadas com os alunos da pré e 1ºciclo do ensino básico.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é assegurada pelos alunos da turma FP - Operador Agrícola nas aulas curriculares de Tecnologias Específicas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado com recurso a ferramentas manuais (enxada e ancinho). É incorporado o composto produzido no vermicompostor e utilizado o chorume na rega.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No vermicompostor são colocadas semanalmente restos da frutas e legumes do refeitório e papelão picado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Tomate cereja; alface; couve; cenoura; espinafres; rabanetes; feijão verde; favas.
- Salsa; hortelã; manjericão; arruda; sálvia; sálvia ananás; tomilho; funcho; camomila; oregãos; lavanda.
- Couve - alface - malagueta.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita recorrendo à água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita monitorização de pragas e doenças, semanalmente, através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O controle das lesmas e dos caracóis foi feito com armadilhas de latas de atum com cerveja e o controle das lagartas foi feito com a captura direta das pragas e através da pulverização das plantas com infusão de casca de laranja.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Com frequência semanal ou quinzenal foi realizada na escola uma feira com produtos da horta, destinada a toda a comunidade educativa. A atividade obteve sempre sucesso, uma vez que todos produtos foram vendidos.

15. Outros aspetos de realce da horta

No presente ano letivo, a nutricionista da escola dinamizou na horta algumas sessões sobre alimentação saudável destinadas aos alunos da pré e do 1ºciclo do ensino básico.
Estamos a criar um cantinho das aromáticas em formato de horta vertical, O suporte base é uma palete que foi preparada e embelezada pelos alunos de Despiste e Orientação Vocacional na aula de EVT.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond

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Professor coordenador da horta: José Rui Ribeiro de Sousa