Escola Pátio da Inês

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

129

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

8

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Ocasionalmente as famílias são convidadas a participar trazendo sementes/plantas para a horta, ajudam na realização das sementeiras e na manutenção das mesmas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta tem essencialmente um impacto ambiental promovendo a produção de alimentos de alta qualidade, a interação de forma construtiva e equilibrada com os sistemas e ciclos naturais e promove e desenvolve ciclos biológicos dentro do sistema de produção. Os alunos e toda a comunidade escolar passa a familiarizar-se mais com o termo "biológico" e o que este significa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é dividida em partes e cada parte corresponde um grupo de alunos que, devidamente acompanhamentos por docentes e auxiliares, cultivam, semeiam e limpam. Posteriormente, a manutenção da horta é feita pelo grupo de alunos pertencentes ao Clube Eco-Mistério.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para a preparação do solo este é limpo (são retiradas todas as ervas daninhas, pedras e entulho), seguidamente é arejado com um ancinho e posteriormente é fertilizado com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor é colocado debaixo de uma árvore para evitar a secagem e o aquecimento excessivo do composto e é colocado em cima da terra de modo a drenar facilmente e permitir a entrada de microorganismos benéficos para o processo. A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas e cascas de ovos) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma). O fundo do compostor é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos. Cada camada é humedecida.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, feijão, favas e morangeiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida em depósitos para o efeito e posteriormente as culturas são regadas consoante as necessidades e sempre em horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita todas as semanas pelo grupo de alunos pertencentes ao Clube Eco-Mistério. Todos os dias estes alunos vão à horta no entanto, a monitorização é feita mais atentamente uma vez por semana por observação direta. Estes dados são registados em folha própria para o efeito.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Alguns dos alimentos recolhidos na horta biológica são confeccionados na cantina da escola.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

https://pt-pt.facebook.com/patiodainesmg/ http://patiodaines-m.ccems.pt/

 

Publicado por: Escola Pátio da Inês

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Professor coordenador da horta: Isabel Bonita