DSA-Escola Alemã do Algarve, Lda

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²)

2m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Biologia

3.3. N.º de alunos envolvidos

14

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que a escola tem pausas letivas cada aluno leva um dos vasos à sua responsabilidade de forma a garantir a sobrevivência da cultura. Muitos dos alunos referem que como verificaram a fácil manutenção acabam também por adquirir culturas biológicas em pequenos vasos para ter em casa por forma a terem alimentos mais saudáveis.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos inicialmente não compreendiam o conceito de plantar, depois de serem plantadas as culturas e de aparecerem os primeiros resultados, verificaram

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma tabela afixada na sala da turma 7 com o nome dos alunos que deverão regar a horta semanalmente e os alunos que devem verificar o seu estado (folhas secas, infestações...). Semanalmente a professora de Biologia supervisiona este processo.

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Horta de ervas aromáticas: coentros, hortelã, salsa, tomilho, orégãos.

-Horta legumes- Tomates, cenouras, courgettes, alface, alface roxa, rabanetes, nabo.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

é feita pelos alunos 2 dias por semana de acordo com uma escala previamente afixada no inicio de cada mÊs e supervisionada pela professora responsável e pela funcionaria da limpeza da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monotorização de pragas e doenças é feita também semanalmente aquando da rega pelos alunos e respetivo relatório à professora dos problemas detetados. De momento ainda não tivemos nenhuma infestação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Será confecionada uma salada para almoço dos alunos no final do ano letivo

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta serve durante o ano de objeto de estudo, principalmente para a turma de 7 e 9 ano na disciplina de Biologia. Os alunos tem a oportunidade de estudar in loco a influência dos fatores abióticos no crescimento das plantas; a morfologia das plantas com fruto e principais caraterísticas e necessidades adaptativas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: DSA-Escola Alemã do Algarve, Lda

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Professor coordenador da horta: Sofia Guerreiro