Escola EB 2,3 Júdice Fialho

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta, há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

12

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ensino especial e C.Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Com a doação de vasos para sementeiras, sementes etc

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Maior conhecimento acerca do que é a agricultura biológica e sua relação com uma alimentação mais saudável e sustentável, existência na escola, feiras de produtos biológicos da horta abertas à comunidade, consumo de refeições confecionadas com os produtos da horta,...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são executadas semanalmente e rotativamente pelos alunos e professora responsável. Os funcionários também colaboram na rega e ajuda na colheita de alguns produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação e limpeza é executada pelos alunos e professora responsável. A fertilização é feita com o composto produzido na escola a partir de restos do jardim e da cozinha.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A partir de restos do jardim e da cozinha que são depositados nos compostores existentes, construídos com paletes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas, aromáticas e medicinais.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é da responsabilidade dos alunos e utiliza-se a água da nora que existe na escola e que serve para regar também toda a área jardinada. No Verão a rega é assegurada pelos funcionários.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente. A partir de uma observação atenta de cada uma das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lesmas. Retiraram-se manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Feiras da horta, confeção de refeições na cantina com produtos que são colhidos na horta.

15. Outros aspetos de realce da horta

Contribui para uma sensibilização para as temáticas da agricultura biológica e alimentação saudável e sustentável, conhecimento das espécies cultivadas e consumidas. Sendo dinamizada com os alunos do ensino especial proporciona-lhes um espaço onde desenvolvem competências de cooperação e interajuda bem como as atividades contribuem para os acalmar e relaxar.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Júdice Fialho

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Alexandra Marques Vieira