Escola Sec. Manuel de Arriaga

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

10m quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências naturais, Cidadania e Mundo Atual (9ºI), UFCD's do Curso de Profij de turismo Ambiental e Rural, de Profij operador de resíduos.

3.3. N.º de alunos envolvidos

52

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Três vezes por ano com o fornecimento de sementes e plantio; As sementes são sementes recolhidas pelas famílias não são compradas hà anos que passam de geração em geração. As próprias famílias têm os seus bancos de sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Realização de um puré de fava tradicional e uma sopa de alface.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Visitas às quartas feiras à tarde (pontualmente) no espaço da Horta com as diferentes turmas (3 turmas residentes); Cada turma intervém na manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Remoção de infestastes, palhagem e incorporação de algas locais (quando necessário)M

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A pilhagem fornece carbono ao solo. Os restos não colhidos ficam no terreno para decomposição orgânica, ecológica e biológica.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Colocação de diversidade de plantas: couves, salsa, cebolas, favas e plantas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove ou então quando muitos dias de bom tempo seguidos os alunos são convidados a participar.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através de grelha de observação, pontualmente (1 vez por mês); registado em sumário de infoponto.
Em cada visita é efectuada a observação dos auxiliares e das pragas, sendo estas destruídas manualmente (caso dos insectos).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas colhidas e dadas às galinhas caseiras da professora Coordenadora.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas estão na casa da coordenadora.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos (sopa e puré)
Criação de um jogo sobre a horta biológica e grupo de nutrientes, elaboração de 3 D uma pirâmide dos alimentos.
Criação de uma música tecno e transe baseado, na motivação dos alunos pela Horta.

15. Outros aspetos de realce da horta

A nossa horta é um espaço de cariz lúdico e pedagógico, um instrumento essencial para a veiculação da mensagem tu podes semear, cultivar os teus próprios alimentos, na escola, em casa, e fazer uma alimentação biológica e ecológica (uma vez que no inquérito surgiu confusão com as palavras ecológicas e biológico). Com pouco se faz muito!

15.1. Link para a página da horta

http://ecoescolasecundariamanueladearriaga.blogspot.pt; jornal tribuna das ilhas, incentivo e rádio local.

 

Publicado por: Escola Sec. Manuel de Arriaga

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Professor coordenador da horta: Cecília Dutra