Jardim de Infância de Paúl

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Só entrei neste Jardim de Infância este ano letivo, ano em que foi implementado o projeto das hortas Bio.

2. Área aproximada da horta (m²)

É uma horta pequena, com 50 mª (quadrados)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Área do Conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Todos os encarregados de educação e famílias, mostraram empenho neste projeto desde que foi implementado. Os produtos foram oferecidos pelas famílias, sendo renovados sempre que necessário, nomeadamente as alfaces roxas e verdes. Para limpeza do terreno, contámos com a colaboração frequente de um avô e na Semana da família, os encarregados de educação, colaboraram na limpeza e tratamento da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Teve um impacto positivo na aquisição de conhecimentos acerca das plantas, a sua origem, o seu valor nutricional, a sua importância numa alimentação saudável e sustentável; denotaram-se melhorias significativas no almoço,uma vez que as crianças passaram a apreciar mais as saladas e legumes; as famílias envolveram-se positivamente neste projecto, colaborando sempre que possível; na comunidade, com a venda de alguns produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O chefe do dia e o ajudante têm diariamente a responsabilidade da rega ( se necessário). A manutenção é feita com a colaboração de todos, pois o grupo é apenas de doze elementos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita com a ajuda das crianças com os utensílios necessários; um avô e alguns pais também colaboraram nessa tarefa. A mobilização é feita em pequenos grupos distribuídos pelas várias áreas da horta. A fertilização foi feita com estrume de animais, pois o estrume do combustor ainda não se encontra nas devidas condições.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocámos ervas, relva cortada, palha, paus (tudo às camadas). Diariamente, as cascas das frutas e restos de legumes são colocados no combustor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves diversas, alfaces de várias qualidades, ervas aromáticas, batata doce, beterraba, couve de bruxelas, courjetes, tomate cereja e coração, louro, alecrim, espargos, funcho, morangos e Phisalis.
O alecrim é uma planta que mantém as pragas afastadas e a erva cidreira que está plantada junto ao tomate para melhorar o seu crescimento; a hortelã e a alfazema também ajuda afastar as borboletas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As crianças regam a horta de manhã cedo, quando não chove.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não foi feita, pois ainda não tivemos necessidade de o fazer.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Como já foi referido anteriormente, na confeção de alimentos.

15. Outros aspetos de realce da horta

Possibilitou um melhor conhecimento das plantas às crianças e adultos.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Jardim de Infância de Paúl

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Professor coordenador da horta: Maria do Carmo Faria Silva