Escola Básica de Meiral - JI9

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Não existia

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta vai ser criada com o apoio dos encarregados de educação e da Junta de Freguesia de Canidelo.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as áreas do pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de educação ofereceram floreiras, vasos, terra, sementes de girassol, bolbos de narcisos e jacintos e morangueiros.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A criação da horta está a envolver a comunidade e os alunos. Como temos trabalhado em vasos e floreiras, os alunos conseguem ser autónomos na rega e conservação das plantas. Observaram e aprenderam os nomes das diferentes partes das plantas, aprenderam que algumas são comestíveis, e acima de tudo aprenderam a respeitar e cuidar da natureza. Para o próximo ano, já teremos uma horta com dimensões maiores. Como eu sou a coordenadora eco escola da Escola Básica D. Pedro I fomos várias vezes à horta e transplantaram os girassóis e morangueiros para lá. Os alunos de D. Pedro são responsáveis por regar e cuidar das nossas plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como já foi referido em cima, a manutenção da nossa mini horta é feita por todos os alunos, a horta de D. Pedro I, é feita por nós em parceria com os alunos mais velhos. Esta experiência tem sido muito enriquecedora, ter um espaço partilhado por alunos mais novo e mais velhos tem sido uma mais valia para todos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e preparação do solo será feita pela Junta de Freguesia da Canidelo e Câmara Municipal de Gaia.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, girassóis

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As floreiras e vasos são regados da parte da manhã. Há um aluno responsável por semana que procede à rega.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Com os morangos fizemos água com frutos para o lanche da tarde.

15. Outros aspetos de realce da horta

Para criar hábitos de respeito pela natureza temos de começar devagar, por vezes do nada, foi assim que começou a nossa horta - 3 floreiras, 2 vasos e uns bolbos de jacinto e narcisos. neste momento já conseguimos envolver a comunidade de forma a para o próximo ano termos uma horta de verdade.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica de Meiral - JI9

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Professor coordenador da horta: Maria Isabel Tudela