Escola EB1/PE e Creche do Porto Moniz

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 7 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta grande (superior a 50m2).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

OTL; Clubes

3.3. N.º de alunos envolvidos

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

O projeto envolve as famílias na colaboração da preparação dos terrenos, na cedência de matéria orgânica (estrume de vaca), sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Dinamização da horta;
Experimentação do cultivo de diferentes culturas;
Observação do desenvolvimento das plantas;
Mudanças nos hábitos alimentares dos alunos (produtos que os alunos não gostavam que passaram a
ostentar na sua alimentação).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por grupos de alunos (6 alunos), funcionárias e professores. Sendo a repartição de tarefas feita na sala de aula ( alunos que vão mondar, regar, semear, plantar...).

7. Como é feita a preparação do solo?

Do terreno é retirado as ervas daninhas, seguindo-se o remexer da terra (cavar), colocar o adubo, fazer as mantas e por fim colocar as sementes ou plantas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos orgânicos da cantina; Aparas de relva, ervas daninhas resultantes da monda, folhas e restos vegetais derivados da limpeza geral do jardim da escola e da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são produzidas de acordo com a época do ano. Cultivam-se cebolas, alfaces, favas, couves, beterrabas, cenouras, feijão, batata, batata-doce, ervas aromáticas (salsa, orégãos, segurelha, alecrim, coentros, etc.) e banana.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos com a colaboração e orientação das auxiliares e professores, com a água das chuvas (bidões) ou da levada.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Neste ano, não se registaram quaisquer pragas e doenças na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de combate.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos e codornizes.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Na cantina da escola são confecionadas sopas, saladas, bolos... com os produtos cultivados na horta.
Realiza-se também a troca de produtos com encarregados de educação e professores.

15. Outros aspetos de realce da horta

Os alunos transmitirem aos pais/ encarregados de educação a importância no consumo dos produtos biológicos;
Dar a oportunidade de os alunos contactarem com a terra, com a plantação e a manutenção de culturas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB1/PE e Creche do Porto Moniz

avatar

Professor coordenador da horta: Marisa Isabel Martins Afonso