Escola Sec. Anselmo de Andrade

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A escola tem desenvolvido o projecto da horta biológica desde 2007 e tem vindo a trabalhar no sentido de promover a educação ambiental e a sustentabilidade ambiental. Têm-se realizado actividades teórico-práticas sobre várias temáticas relacionadas com os

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem uma área de 170m2 (21m x8m)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências da Natureza, Educação para a Cidadania, Ciências Naturais e Geografia.

3.3. N.º de alunos envolvidos

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos levam regularmente para casa atividades de carater prático as quais pressupõem o apoio familiar (herbário, germinações, cálculo da pegada ecológica familiar, etc.). Contactos com a Associação de Pais e EE da escola no sentido de solicitar a participação dos mesmos nas atividades desenvolvidas. Do mesmo modo, procura-se registar as memórias das famílias no que diz respeito ao espaço ocupado pelas instalações da horta (antiga quinta do Marcelo). Contamos ainda com a participação de EE interessados (construção de um vermicompostor, casinha de insetos, fábrica de fungos, etc.).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Desenvolver conhecimentos e técnicas do mundo rural a alunos citadinos. Promover a aquisição de conhecimentos relativos à prática de uma vida saudável (alimentação, contacto com a natureza, trabalho ao ar livre, etc.) e aplicar e consolidar conhecimentos curriculares nas disciplinas de Ciências Naturais, Formação Cívica, Geografia…
Participação na Mostra do Ensino Superior, na Festa Verde, no Dia da Escola,…

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O trabalho na Horta e nos Jardins é garantido pelos professores da equipa da horta. Cada um deles agrega um conjunto de alunos voluntários que se inscreveram no início do ano. Igualmente contamos com a participação de Pais e EE, assim como, com os alunos da Prof. Dra. Margarida Paulus (USALMA, universidade sénior).

7. Como é feita a preparação do solo?

Este ano tivemos de proceder a um profundo enriquecimento do solo através da construção e manutenção de pilhas de compostagem, vermicompostor e estrume de ovelha. Do mesmo modo, foram construídos e enriquecidos de matéria orgânica (manta morta) os jardins associados.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Borras de café e sacos de chá do Bar, restos de comida do Refeitório (cascas de fruta, de batata, alface, couves, cenoura, cascas de ovos, fruta podre, com exceção dos citrinos), cuvetes de ovos (cartão). Alunos e professores também contribuem trazendo restos de vegetais.
O logradouro da escola fornece-nos folhas e erva seca.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta: Árvores de fruto (pereiras, ameixoeira, pessegueiros, damasqueiro), dracaenas, cardos do coalho, loureiro, erva cidreira, couves, favas, ervilhas, aipo, hortelã, cravos túnicos, cebola, calêndulas, framboeseiras, madressilvas, morangos, alfaces, salsa, coentros, malaguetas, lúcia-lima, aroeira, roseira, etc.
Jardim mediterrânico: azevinho, urze (Erica cinerea), torga (Calluna vulgaris), pascoínha, arruda, loureiro, carrasco,…
Jardim de aromáticas: está ainda em construção.
Canteiros da Casinha da Horta: manjerona, boldo, orégãos, cebolinho, menta, tomilho, abacateiro, limoeiro, cravos túnicos, segurelha, salvia, alecrim, alfazema, cica, madressilva,…

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A quantidade e periocidade da rega está dependente das espécies e suas características e dos estados de tempo. Foi efectuada, no início do ano lectivo, a gestão semanal pelos elementos da equipa da horta (alunos e seus professores). Nas interrupções lectivas contamos também com a colaboração de alguns auxiliares de acção educativa.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Várias vezes por semana (1/2). Os elementos da equipa da horta observam directamente as várias espécies cultivadas e avaliam a necessidade, ou não, de intervenção.


12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta nas couves, caracóis (mortos à mão), ratos (ratoeiras e pastilhas). Recentemente a escola procedeu a uma desinfestação (ratos).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercados (Dia da Escola; Natal; Festa Verde); Mostra do Ensino Superior (C.M.A.).

15. Outros aspetos de realce da horta

- A procura e envolvência, por parte de vários alunos de diferentes ciclos de ensino fora do seu horário lectivo;
- A colaboração de um conjunto de professores, de diferentes grupos disciplinares;
- A criação de uma disciplina Horta e Ambiente para uma turma de alunos com currículos específicos individuais;
- A participação da comunidade educativa (pais e encarregados de educação, C.M.A., USALMA,…;
- O Projecto abrange ainda a realização de conferências/palestras de diferentes temáticas (OGM, Constituição Portuguesa – direitos dos consumidores e direitos ambientais, Romeu Correia e as actividades económicas na Almada dos séculos XIX e XX, …);
- Divulgação da História do espaço ocupado pela horta e jardins (assentamento pré-histórico de pescadores e antiga Quinta do Marcelo).

15.1. Link para a página da horta

http://hortusesaa.blogspot.pt/

 

Publicado por: Escola Sec. Anselmo de Andrade

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Professor coordenador da horta: Maria Elisabete de Almeida Miranda das Neves Garcia