Escola Básica 2,3 de Alfornelos

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de sete anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

≈ 800 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3 Professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Jardinagem, Hortofloricultura, Pequenas Reparações, Educação Visual e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram sempre que possível com o fornecimento de algumas plantas e/ou sementes, trazem restos alimentares para a compostagem, recebendo ocasionalmente e de forma gratuita diferentes produtos da horta, de modo a serem minimizadas algumas carências alimentares.
Muitas vezes são realizados lanches com os alunos que participam nas atividades da horta (onde incluímos os produtos que são semeados/plantados pelos mesmos).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos que que participam nas atividades promovidas na horta e no seu espaço envolvente sentem-se motivados, úteis e ativos, ao tornarem os espaços mais interativos e dinâmicos. Esta responsabilização, desperta neles um maior interesse pelas práticas agrícolas (maior sucesso escolar – alunos mais responsáveis e autónomos) e também é benéfica para a comunidade que percebe que a escola se preocupa com a necessidade de promover a entreajuda entre os alunos que dinamizam o espaço, incentivando-os a conhecer os produtos que à partida os mais jovens só conheceriam das prateleiras de supermercado.
Alguns dos alunos adquirem conhecimentos que lhes possibilitará continuarem o seu percurso escolar nesta área (jardinagem/hortofloricultura) ou em áreas similares, facilitando assim a sua entrada no mercado de trabalho e consequentemente, uma maior integração na sociedade.
Quinzenalmente, às quartas feiras, realizam-se atividades intergeracionais com os idosos do Centro Social e Paroquial de Alfornelos que ao realizarem diferentes tarefas no espaço envolvente à horta, com a ajuda de outros intervenientes de gerações com ideais e ideias diferentes, valorizarão o seu potencial humano e os seus saberes, melhorando com certeza a sua qualidade de vida

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são geridas entre os professores dinamizadores e o voluntário, não havendo uma divisão de tarefas fixa – as tarefas são realizadas de acordo com as necessidades, sendo a nossa prioridade enquanto cidadãos/professores capacitar os nossos alunos e os nossos visitantes para que participem ativamente em todas as atividades.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação do solo, quando fazemos a mobilização do solo, temos o cuidado de incorporar o composto e a matéria orgânica produzida pelos animais que habitam o espaço envolvente da horta e o composto proveniente das nossas pilhas de compostagem (caso esteja em condições de ser utilizado).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Possuímos compostores e utilizamos vários tipos de materiais para a construção da pilha de compostagem: sobrantes de diferentes árvores e arbustos, excedentes da horta, aparas de fruta e legumes que nos são fornecidos, borras de café, caruma, ramos triturados (resultantes das podas) e relva cortada.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos o cuidado de fazer consociações e de organizar a horta de acordo com as necessidades de cada cultura. Neste momento possuímos várias culturas hortícolas, canteiros de aromáticas, vários arbustos de frutos vermelhos, uma instalação de pomar com dois anos de idade com cerca de trinta fruteiras e outro mais recente (meses) com citrinos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todas as regas são regas localizadas tendo o cuidado de as aplicar de acordo com as necessidades de cada espécie instalada. Sempre que possível aproveitamos igualmente as águas pluviais.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação direta às várias culturas existentes na horta. Existem ervas aromáticas que atuam como agentes repelentes, existem também insetos auxiliares e aves insectívoras que ajudam no controle/eliminação das pragas. Não há uma frequência estipulada, uma vez que as atividades inerentes à manutenção da horta são realizadas diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

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13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos, gansos, perus e coelhos.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda dos produtos, lanches intergeracionais e almoços convívio com os alunos.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica 2,3 de Alfornelos

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Professor coordenador da horta: Sónia Fonseca