Escola Básica de Pias (Monção)

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano pela primeira vez.

2. Área aproximada da horta (m²)

8 paletes e 80 pneus.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Área do Conhecimento do Mundo e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

139

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

12

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Todos os grupos/turma,ao longo do ano, fizeram sementeiras dentro de garrafas e outros materiais que pudessem fazer de vasos. Mais tarde foram feitas plantações em pneus e em garrafas suspensas em paletes, com identificadores para cada planta.
As famílias também foram envolvidas,trazendo sementes e fazendo as suas próprias plantações.
O Centro de Dia , nosso parceiro educativo também tem vindo a participar tendo um espaço na nossa escola, também para plantar e cuidar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Tem sido importante para todas as crianças/alunos , participar neste projeto pois com esta prática, observaram que de uma sementinha pode nascer uma planta e que para isso é necessário muitos cuidados. As crianças exploraram o aspeto das sementes, viram que precisavam de terra, luz e água para crescerem. Perceberam que levou algum tempo para nascerem e que cada uma a seu ritmo, foi ficando uma plantinha com folhas de aspeto diferentes, sendo que a sua maioria são comestíveis, criando interesse em provarem os legumes e as ervas aromáticas, que elas próprias cultivaram e trataram, começando por ter uma alimentação mais saudável. Algumas famílias,tal como na escola, também iniciaram as suas sementeiras e plantações em casa, achando bonito e muito prático os canteiros suspensos nas paletes.Também para os nossos amigos, utentes do Centro de Dia, foi proveitosa esta partilha, ajudando-nos a cuidar destas nossas plantações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os grupos/turma têm as suas paletes e os seus pneus para cuidar,com o auxilio e acompanhamento dos docentes e funcionários. Os utentes do Centro de Dia, pontualmente, também vêm à escola ajudar na manutenção das plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi a Câmara Municipal que nos cedeu a terra para encher os pneus. Para as garrafas foi utilizada terra que as próprias crianças/alunos trouxeram dos seus quintais. Por estarmos numa zona predominantemente agrícola, a terra usada era fértil e de boa qualidade, não sendo necessário por isso para já, qualquer tipo de fertilização.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Como a nossa escola se encontra no meio rural os Encarregados de Educação fornecem a compostagem a partir de restos de comida, de folhas e vegetação e estrume dos animais da quinta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, acelgas, tomilho, nêveda, hortelã, oregãos, pimentos, salsa, coentros,aipo,cidreira, espinafres,alface,milho, feijão,louro,alfazema, alecrim,amores perfeitos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as condições climáticas vai-se fazendo as regas e sempre que possível com a que se encontra no contentor de água pluviais.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.Cada grupo/turma vai vendo diariamente se é necessário regar e nessa altura verifica se as plantações estão com um aspeto saudável.No caso de verificarem algo que lhes pareça não estar bem, fazem chegar ao grupo/turma e de acordo com a partilha de experiências vai-se resolvendo os problemas. O facto de estarmos numa região predominantemente agriculta,estas partilhas de experiências, têm ajudado nesta monitorização.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Numa das paletes, as plantinhas começaram a ter uma espécie de mosquitinhos e aranhas pequeninas. Pulverizamos com sabão desfeito em água e com esta solução aquosa, resolvemos o problema.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Festa da família onde todos estiveram presentes(crianças/alunos,docentes,funcionários,famílias, Centro de Dia) festejando a natureza e celebrando as dádivas das nossas plantações com danças e piquenique de comida saudável.
Também se fez saladas que as crianças saborearam e experimentaram novos sabores.

15. Outros aspetos de realce da horta

Serviu de estimulo para que todas as famílias participassem ativamente, criando hábitos de culturas biológicas e de subsistência fomentando também ,atitudes saudáveis de alimentação.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica de Pias (Monção)

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Professor coordenador da horta: Ana Teresa de Oliveira Gama Valinho