Escola Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2014

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta pequena- 100m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

A maioria das plantas cultivadas foram fornecidas pelos encarregados de educação dos alunos envolvidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Nos dias especiais como o dia do Agrupamento, Oferta Formativa oeste espaço é um dos locais explorados onde decorrem atividades.
A horta é um local de formação e trabalho dos alunos sobretudo os da Educação Especial
Os produtos da horta são utilizados pela Casa Pedagógica na confeção das ementas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Grande parte é feita pelos alunos da Educação Especial. Também participam os professores e funcionários responsáveis. Algumas turmas dinamizam um canteiro específico.

7. Como é feita a preparação do solo?

É utilizado o fertilizante orgânico do compostor e a limpeza é feita pelos envolvidos no projeto.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais da Casa Pedagógica, borras de café do bar, resíduos orgânicos do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Canteiros com morangueiros associados a alecrim e arruda (proteção contra parasitas)
Pneus com uma grande de ervas aromáticas: orégãos,tomilho aipo, salsa, coentros, salvia.
Canteiro com hortícolas: alfaces, couves, tomateiros, pepinos, courgete, ervilheiras, batateiras, cenouras, beterrabas
Existem ainda várias árvores de fruto.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É estabelecido um horário para esta tarefa que é da responsabilidade dos alunos da Educação Especial e de um funcionário

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Como já referi são confecionados alimentos na Casa Pedagógica com os produtos da horta.
Uma das atividades realizada, um peddy paper, envolvia questões sobre a horta.

15. Outros aspetos de realce da horta

É uma zona agradável que proporciona sombra e tranquilidade para a comunidade escolar sendo um dos locais escolhidos para servir as refeições no dia do Agrupamento.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes

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Professor coordenador da horta: Maria de Fátima Souto de Carvalho Seabra