Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos (nova horta)

2. Área aproximada da horta (m²)

250 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Ocasionalmente na partilha de sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Nas reuniões com os pais, estes têm elogiado as atividades desenvolvidas e disponibilizam-se para doar sementes e alguns materiais.
A horta proporcionou uma onda de motivação e disponibilização dos alunos para participar na realização da mesma. Estes demonstram mais empenho e empreendedorismo no dia-a-dia escolar.
Permitiu ainda a valorização do trabalho de equipa, o respeito pelos espaços verdes e a compreensão da origem dos produtos hortícolas.


6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma escala de tarefas rotativa entre os intervenientes. Há alunos que ficam na escola no seu tempo não letivo para cuidar da horta, de acordo com uma calendarização que reúne o seu tempo disponível.

7. Como é feita a preparação do solo?

Um dos aspetos mais importantes da Agricultura Biológica é o facto de se considerar o solo como um sistema vivo, ativo e com influência decisiva sobre as plantas. Assim, há que preservar todos os seus componentes, bióticos e abióticos, e, se possível, melhorá-los.
Nas interações solo – planta – animais - ser humano - meio ambiente estabelece-se um equilíbrio dinâmico, com modificações lentas para que este se mantenha. Neste sentido, torna-se muito importante: o planeamento de rotações adequadas; a gestão da matéria orgânica; e o sistema de mobilização do solo.
As plantas espontâneas ou infestantes tendem a ser removidas para se proceder à mobilização do solo. Esta foi realizada com o cuidado necessário, por forma a não danificar os seres vivos que utilizam o solo como habitat, pois também estes desempenham um papel fundamental nas culturas biológicas (solo vivo). Assim, evitou-se enterrar os organismos aeróbios e trazer à superfície outros, que entram em stresse com a luminosidade.
De seguida, procedeu-se à incorporação superficial de matéria orgânica (composto retirado do compostor da escola).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem, com resíduos orgânicos resultantes da limpeza da horta, alguns resíduos alimentares recolhidos e folhagem das árvores que se encontram no espaço escolar. Recorre-se ainda à ajuda de minhocas americanas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações instaladas na horta:
Tomateiro + Manjericão
Alface + Cebola + Rabanete
Curgete + Milho + Feijão
Pepino + Pimenteiro
Outras culturas:
Aboboreira
Espinafre
Videira
Pereira

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Feita com regador, articulando com a pluviosidade verificada. Também é feita a recolha e armazenamento de parte da pluviosidade verificada no local.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As medidas prioritárias a adotar no controle de pragas e doenças são:
- Espécies e variedades apropriadas;
- Rotação, consociação (culturas hospedeiras de inimigos diferentes, utilização de plantas aromáticas, umas atrativas de auxiliares das culturas e outras repelentes das próprias pragas);
- Fertilização das culturas (adubação verde, palhagem, utilização de composto);
- Proteção dos auxiliares / limitação natural (existência de áreas de compensação ecológica ou sebes vivas, atrativas para insetos predadores de alguns inimigos das culturas, instalação de abrigos para aves).

Durante o desenvolvimento das culturas é obrigatória uma observação cuidada das mesmas, por forma a monitorizar o aparecimento de pragas e/ou doenças. Se, apesar das medidas preventivas adotadas, alguma praga ou doença se instalar, depois de analisar cuidadosamente do que se trata, poderão ser aplicadas medidas de luta direta, tais como:
- atrativos alimentares para captura em massa de pragas;
- pulverizar as culturas com chorume, extrato fermentado ou decoção de urtiga e/ou de cavalinha;
- pulverizar as culturas com água de sabão (solução bastante diluída de sabão azul).
As plantas doentes são destruídas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Essencialmente lesmas e caracóis.
Foi feita a recolha manual das pragas, levantamento de proteções (redes) e criação de armadilhas (cinzas junto das culturas atacadas).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Jogos ambientais.
Produção de doces para angariação de fundos.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar

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Professor coordenador da horta: Ana Bela do Nascimento Lopes