Colégio do Castanheiro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde da abertura do colégio, em 2010.

2. Área aproximada da horta (m²)

200 m2 (cultivo de leguminosas na horta exterior); 500 m2 (árvores de fruto); 35 m2 (estufa interior)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio, Ciências, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

413

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas na realização de trabalhos de pesquisa que envolvem a recolha de informações sobre plantas, métodos de reprodução e factores que condicionam as culturas, visitam o nosso Parque Ambiental em eventos e compram produtos no mercado semanal.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos anseiam o momento da manutenção da horta e visitam-na mesmo nos dias que não estão agendados. Os alunos criaram (com paletes) locais de lazer para usufruírem do espaço. As crianças fazem a manutenção do vermicompostor na hora do lanche.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas envolvidas na manutenção da horta, visitam a horta uma vez de duas em duas semanas para verificar as culturas e fazer a manutenção. O responsável pelo exterior e pela estufa do colégio também ajuda na manutenção das hortas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, o responsável pelos espaços verdes faz a limpeza do solo, fertiliza-o com a compostagem da horta e prepara os canteiros.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Há uma compostagem de materiais orgânicos da horta que serve a horta exterior e um vermicompostor na estufa onde as crianças colocam cascas das frutas que comem na hora do lanche e esta compostagem serve a horta da estufa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas existentes ao longo do ano letivo são: couves, batatas, favas, nabos, alfaces, tomates, ananás em estufa, ervas aromáticas e árvores de fruto.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos de cada turma retiram água do coletor de água da chuva para fazerem a manutenção da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada pelo responsável pelos exteriores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Todas as quintas-feiras, o colégio vende alguns produtos da horta e a receita reverte para a manutenção da mesma. Os restantes produtos são utilizados nas sopas que o Castanheiro Solidário confeciona e oferece a famílias carenciadas.
Cada turma (do 1.º ano ao 9.º ano) desenvolveu um projeto em torno do Parque Ambiental. Estes projetos têm como objetivo principal contribuir para difundir conhecimentos e potenciar o Parque Ambiental como um espaço para a exploração pedagógica.

15. Outros aspetos de realce da horta

Foi criado um espaço de lazer com bancos na zona dos animais e das árvores de fruto para que os alunos possam ir ao Parque Ambiental tirar partido daquele espaço.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Colégio do Castanheiro

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Professor coordenador da horta: Marie Stephanie Moreira Cabral