Jardim de Infância da Ameixoeira

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde dezembro de 2016

2. Área aproximada da horta (m²)

Inferior a 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as áreas curriculares inerentes à Educação Pré-Escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos

145

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Com a oferta e venda dos produtos colhidos (como aconteceu na Comemoração do Dia do Agrupamento, a 4 de abril de 2017); com a partilha de notícias sobre o desenvolvimento da horta e atividades realizadas sobre a mesma.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças mostraram-se concentradas e empenhadas durante a realização de atividades relacionadas com a horta fosse de observação, registo de evolução, identificação de problemas, quer na limpeza de terreno das ervas daninhas, ou até mesmo na colheita dos legumes.
Também se mostraram incentivadas para o cuidar da natureza e dos animais que foram percebendo existir na horta, aprendendo a necessidade e importância da sua existência.
Os alunos também se envolveram na realização de um espantalho como produto final de um projeto de literacia e de escrita criativa.
A alimentação dos alunos também sofreu melhorias no sentido em que passaram a aceitar melhor a degustação dos alimentos às refeições (na sopa, na salada, e em bolos realizados nas salas com os legumes da horta - bolo de alface, bolo de couve, ...).
A comunidade reagiu com entusiasmo ao mostrar interesse em saber notícias sobre a evolução da horta e em requisitar alguns produtos para aquisição própria.
A horta foi dinamizada num espaço de fácil observação por parte da comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi implementada num canteiro já existente no espaço exterior do jardim de infância.
Esse canteiro foi dividido em seis talhões com a ajuda de técnicos da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa e foi explicado e mostrado às crianças e equipa como deveria ser realizada a plantação e manutenção da horta. Cada grupo/turma de crianças do jardim de infância ficou responsável pela manutenção e cuidado de um talhão. Cada equipa organizou com os seus alunos a dinâmica de cuidado da horta, quer em divisão de tarefas, quer em frequência de deslocação e atividade (por exemplo diariamente um grupo de quatro crianças era responsável por observar o seu talhão e proceder ao seu cuidado, quer pela apanha de lixo ou ervas daninhas, quer pela rega).

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi mobilizado e limpo por funcionários da junta de freguesia de Santa Clara em dezembro de 2016, tendo as crianças procedido à sua manutenção ao longo da aplicação do projeto.
A Câmara Municipal cedeu terra e fertilizante natural para melhorar as condições do terreno.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantadas couve portuguesa, alface, salsa, espinafres, couve galega e novamente alfaces.
Para controle de pragas plantou-se alecrim.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Tendo sido implementada num canteiro já existente, a horta beneficiou de um sistema de rega por aspersor.
Por outro lado, e apesar de não ter sido realizada recolha de água da chuva em recipientes, a horta beneficiou também das chuvas ocorridas.
Em alturas de maior secura dos terrenos, as crianças procederam à rega com recurso a regador.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O controle de pragas e doenças foi realizado semanalmente através da observação por parte das crianças do terreno. As folhas dos legumes secas foram retiradas sempre que identificadas permitindo um melhor desenvolvimento da planta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram realizados mercado de venda de produtos da horta à comunidade; realizadas diferentes receitas como bolo de alface, bolo de couve, sopa de legumes, saladas; registos fotográficos e em desenho de evolução dos alimentos; a construção de histórias sobre a horta e sua ilustração em livro publicado por editora e vendido à comunidade; realização de espantalho como culminar de um projeto de escrita criativa; observação e identificação de cores da horta; exercícios de matemática e cálculo mental através da colheitas realizadas; registo das receitas realizadas.
Participamos também no Projeto Hortas nas Escolas promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta permitiu a criação de dinâmicas de grupo e sentido de união para um bem comum no jardim de infância.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Jardim de Infância da Ameixoeira

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Professor coordenador da horta: Tânia Filipa Birrento da Silva