Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 2 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A nossa horta é constituída por dois caixotes de madeira (15m quadrados). Apesar de a escola ter muito terreno o solo não é de boa qualidade.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

São três os professores envolvidos. Todas as sete turmas do 1.º Ciclo fizeram sementeiras de plantas aromáticas e de manjericos.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências; Cidadania...

3.3. N.º de alunos envolvidos

E.Especial - 6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Os alunos da escola ficam a conhecer novas plantas.
- Podem acompanhar o crescimento das plantas e as suas caraterísticas.
- Conhecer novos sabores e a finalidade das plantas.
- Conhecem os benefícios da agricultura biológica e da compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos CEI são responsáveis da horta com a orientação das docentes que com eles trabalham.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada sempre que necessário. Os alunos têm autonomia e são eles que tomam a iniciativa.
A fertilização é feita com o composto feito pelos alunos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com cascas de banana, borras de café,cascas de ovos, folhas secas...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas da época e da região ( alfaces, batatas, feijão, plantas aromáticas, morangos...).

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No presente ano letivo, os alunos do 1.º Ciclo (145 alunos), realizaram sementeiras de plantas aromáticas e manjericos para venda numa Feirinha e na escola. O espaço utilizado foi junto à horta, o que foi enriquecer o espaço com novas plantas e deu a conhecer outro tipo de cultivo ( fez-se a sementeira em tabuleiros e depois as plantas foram transplantadas para vasos).

15. Outros aspetos de realce da horta

Apesar de ser um espaço pequeno, podemos abordar muitos conteúdos assim como incentivar a produção dos nossos alimentos. Além de abordarmos a vertente ecológica, há também que sensibilizar os alunos e adultos acerca dos benefícios que a agricultura biológica tem para a nossa saúde.

15.1. Link para a página da horta

Blogue Eco Vale do Âncora -http://ecovaledoancora.blogspot.pt/; Facebook -https://www.facebook.com/ecovaledoancora/

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora

avatar

Professor coordenador da horta: Ilda Grisantes