Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na escola existe há 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

4,70 largura; 8m comprimento

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Não aplicável

3.3. N.º de alunos envolvidos

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem adquirindo alguns produtos da horta, bem como trazem algumas sementes ou rebentos para as salas plantarem na mesma.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto da horta nos alunos incentiva-os a comerem mais legumes e frutos que são plantados na horta, uma vez que fazem parte de todo o processo. Plantam, regam e acompanham todo o crescimento, bem como a colher.
Do mesmo modo incentiva-os a terem e a desenvolverem o sentido de responsabilidade e cuidado com a horta.
Em relação ao impacto da horta na comunidade verificamos que algumas famílias construíram pequenas hortas para plantarem alguns vegetais da época.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala fica responsável por cuidar da sua pequena parte da horta. As coordenadoras do projeto ou as famílias entregam nas salas as sementes ou os rebentos para posteriormente as crianças ficarem responsáveis por plantar, regar e participar em todo o processo do crescimento. Também ficam responsáveis por tirar as ervas daninhas da sua pequena parte da horta. Assim a horta mentém-se sempre limpa e as salas têm o cuidado de efetuar vários tipos de plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo os adultos cavam a terra e depositam o composto que foi acumulado no ano anterior. A terra fica uns dias em repouso e posteriormente é feita a plantação de novos produtos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No composto é efetuado duas camadas. Na primeira camada as crianças depositam cascas de frutas que são consumidas nos lanches. Na segunda camada as crianças colocam folhas secas até cobrirem as cascas. Quando o composto está seco as crianças regam com um regador para facilitar a sua decomposição. Quando o composto está muito húmido é colocado mais ervas sem raízes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas associadas à horta são diversas: alface, batata, pimentões, couves, cebolinho, ervas aromáticas, espinafres e batata doce.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta possui um tanque com uma torneira onde a água da chuva é recolhida e posteriormente é usada para regar a horta com um regador.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não realizamos nenhuma monitorização de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Este ano letivo realizamos a confeção de uma salada mista juntamente com as crianças. Também as crianças cozeram batata e comeram na hora do almoço.
As ervas de chá são usadas para eventos do infantário ou para os convidados.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília

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Professor coordenador da horta: Edna Ramos