Escola EB1/PE das Figueirinhas

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta foi criada à 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

A área da horta é de 25m2 de comprimento e 4 m2 de largura

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

30

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos

275

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

12

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas na participação direta da manutenção da Horta. Também ajudam na decoração da horta (cortar pneus, pendurar garrafões, compra das tintas). A Liga de pais também trabalha diretamente com a horta, arranjando fundos para a aquisição de materiais. Também temos doações dos encarregados de educação em materiais para a manutenção da horta (foices, ancinhos, baldes, enchadas, etc) e sementes de plantas e vegetais

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta causa impacto porque através da horta biológica a comunidade educativa consegue visualizar que somos uma Eco-Escolas. Através da horta também divulgamos os trabalhos realizados pelos alunos. Nas épocas festivas usamos produtos da horta (chás) para oferecer aos nossos visitantes. Quando os alunos têm dores fracas ou estão maldispostos também lhes damos chás para melhorarem. As crianças da nossa escola têm consciência que os produtos da horta são saudáveis e estão mais sensibilizados para o tema "Agricultura biológica". e estão sensibilizados porque vêm (ou plantam) os produtos, vêm-nos a crescer e depois de colhidos. Alguns produtos damos às crianças para provarem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A principal responsável pela horta é a assistente operacional Celina Coelho Freitas, que distribui e orienta as tarefas da manutenção da horta. Sempre que alguma professora ou educadora tem uma atividade nova para concretizar relacionada com a horta, agiliza com a assistente operacional que é a responsável pela preparação do material que precisamos. Nas férias ou interrupções letivas fica responsável pela horta a funcionária que estiver de serviço (regas e manutenção). A participação dos encarregados de educação na manutenção da horta também é gerida pela funcionária responsável. As doações dos pais são feitas através da liga de pais, depois à coordenadora do programa e depois à funcionária responsável. As restantes funcionárias da escola também fazem a manutenção da horta e as regas. A decoração da horta é feita por todas as funcionárias da escola que se organizam entre si com as funcionárias do conselho Eco-Escolas mais os encarregados de educação. A ida à horta com os alunos é feita com os professores da escola (titulares ou extras) e as educadoras que planificam as atividades que desenvolvem na horta junto com os alunos. Quando necessitamos, temos parcerias com a Câmara Municipal na manutenção da horta. As principais decisões tomadas com a horta são feitas através da direção da escola, da coordenadora do programa Eco-Escolas ou dentro da reunião do conselho Eco-Escolas. Os registos fotográficos, burocracias e divulgação da horta, são feitas pela coordenadora do programa Eco-Escolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Uma vez que trabalhamos em parceria com a Câmara com a Câmara Municipal de Santa Cruz tivemos o seu apoio na preparação do solo que nos enviou terra para fazermos a manutenção. Também alguns encarregados de educação se disponibilizaram a ajudar na preparação do solo (cavar e podar árvores). Todos trabalharam em conjunto com a assistente operacional responsável pela horta, pela coordenadora do programa Eco-Escolas e pela diretora da escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para a elaboração do compostor tivemos a participaçãos dos encarregados de educação e das auxiliares da escola. Tudo o que é colocado no compostor é da responsabilidade das auxiliares. Os materiais que utilizamos foram:troncos de árvores, paletes, restos de plantas da horta, restos de comida, etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A nossa horta biológica está dividida em 3 partes. Num lado da horta estão os vegetais, ervas aromáticas e ervas de chã sendo eles: Alface, couves, ervas aromáticas, ervas de chã, aerossóis, feijão, trigo, batata, batata doce, favas, pimpinelas, cebolas, espigos, algumas árvores, Oliveira, Ananás, Pitangueira, Estrelícia, Semilha, Manjerona, Feijão, Segurelha, Esopo, Trigo, Couve, Orégãos, Funcho, Balsamo, Erva Caninha, Hortelã pimenta.
Nas outras duas partes estão as flores e algumas árvores (esta parte também estão as decorações da horta): Alfazema, Maravilhas, Azália, Roseira, Era, Açucena, Antúrio, Avenca, Avenca Selvagem, Corno Veado, Fetos, Rainúnculos, Corações, Feto Selvagem, Rainha, Cravos de burro, Urze, Arrozinho, Gipsofila, Adália, Manhã de Páscoa, Coroas de Henrique, Planta das patacas, Morangueiro, Sica, Alecrim da Nossa Senhora, Ensaião, Dragoeiro, Malmequeres, Gerberas, Cardeal, Gladíolos, Raquéis, Arrozinho, Orquídea, Romãzeira, Árvore, Bananeira, Arassoleiro, Boldo, Oliveira, Castanheiro, Nespereira, Pimenteira, Hortências, Pimpinoleira, Tremoceiro, Aerossoleiro.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água potável 2 a 3 vezes na semana consoante o solo necessite

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Com água de sabão. Sempre que seja necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Em todas as festas escolares ou quando recebemos convidados na escola, são servidos chás da horta. No dia Eco-Escolas também confecionamos sopa com produtos da horta. Convidamos todas as entidades que trabalharam connosco no programa Eco-Escolas a almoçar connosco para provar os nossos produtos. Participamos no Concurso "Hortas Bio". Sempre que algum professor ou educador dá conteúdos temáticos relacionados com a horta, leva os seus alunos a ver na prática o que aprenderam na teoria. Participamos no cortejo alegórico da Festa da Cebola do Caniço com a divulgação da nossa horta e dos produtos nela plantados. No cortejo levávamos um carro alegórico com comissão de abertura onde tinha escrito o cartaz "Na nossa horta plantamos cebolas". Também levamos um carro alusivo ao programa Eco-Escolas com a bandeira verde, um carro de abertura do desfile e um carro de fecho. Levámos 5 alas diferentes com crianças, 1 ala de adultos, 1 ala de abertura e 1 casal de porta bandeiras. Os fatos são todos elaborados por duas funcionárias da nossa escola, através de materiais reutilizáveis. Os materiais dos fatos foram doados por um hotel que estava em renovação da decoração. Ao todo tivemos 162 participantes da nossa escola. Assim foi uma boa forma de divulgar a nossa horta biológica que tanto nos orgulhamos e principalmente o programa Eco-Escolas.

15. Outros aspetos de realce da horta


Parcerias da horta biolágica: Câmara Municipal de Santa Cruz, Junta de Freguesia do Caniço, Liga de Pais, Encarregados de educação, loja de tinta Neuce, ajudantes de ação sócio-educativa, auxiliares, educadores, professores e alunos.

Através da horta biológica a comunidade educativa consegue visualizar que somos uma Eco-Escolas. Através da horta também divulgamos os trabalhos realizados pelos alunos. Com a Horta a nossa escola fica mais bonita, com um ambiente acolhedor e alegre para as crianças brincarem. Conseguimos ver que na nossa escola temos crianças felizes e adultos com gosto na escola.

15.1. Link para a página da horta

SITE DA ESCOLA - http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pefigueirinhas/Projetos/EcoEscolas/tabid/13929/Default.aspx.... FACEBOOK - Página Global Action Days e Página PROF.ECO-ESCOLAS - COORDENADORES

 

Publicado por: Escola EB1/PE das Figueirinhas

avatar

Professor coordenador da horta: Sónia Raquel Xavier de Oliveira