Jardins de Infância do Agrupamento de escolas de Mira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

650 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1 coordenar e os professores das turmas (10)

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Hortofloricultura (alunos CEI), EMRC, Ciências, Ensino Especial, Unidade 1

3.3. N.º de alunos envolvidos

300

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

A associação de pais é parceira do projeto. Os pais participam em projetos específicos (portable gardens, sementes de liberdade e este ano colaboraram na comemoração do dia da agricultura na escola) através da doação de plantas, sementes, composto e fizeram palestras sobre agricultura

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todas as turmas trabalharam na horta através de uma parceria com a disciplina de EMRC, em grupos de voluntariado; plantação/sementeira de cravos com a disciplina de história (festejar o 25 de abril); projeto "portable gardens" com todos os alunos de inglês, que compuseram jardins; Aulas regulares com alunos com NEE; Alunos dos cursos vocacionais (gestão ambiental) e profissionais vêm dar os seu contributo;
Colaboramos com o ATL (atividades de tempos livres) dinamizando atividades na horta
Representação na feira da saúde do Município
Ao distribuir os excedentes da horta divulgamos a qualidade dos legumes biológicos - sem grande investimento de espaço, de dinheiro e de tempo é possível ser-se auto-suficiente em produtos básicos de alimentação de grande qualidade
Fazemos a divulgação de muitas atividades através do blog da biblioteca, na sua rubrica de ecoliteracia
Fizemos diversas sessões experimentais de ecoliteracia com o departamento de ciências (sobre solos, plantas, insetos polinizadores, alterações climáticas)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos CEI e os da Unidade de autismo têm a disciplina de horto-floricultura e de AVD (atividades de Vida Diária), com aulas semanais regulares na horta com o professor coordenador da horta. Um funcionário da escola apoia na manutenção de base com muito empenho e zelo.
São feitos projetos com todos os departamentos, onde pelo menos uma aula é feita na horta, através do programa de ecoliteracia da Biblioteca Escolar (cuja equipa integra o coordenador da horta).
Na disciplina de EMRC, a propósito do respeito pela terra e pelo próximo, divide-se o grupo e os alunos vão participando nos trabalhos da horta

7. Como é feita a preparação do solo?

Temos várias unidades de compostagem na escola que fornecem a maior parte do composto para enriquecer o solo. Usamos canteiros elevados, enterrando matéria orgânica em diferentes camadas, terminando com composto, onde se faz sementeira/plantação. Usamos a técnica do mulch com "manta morta" recolhida na mata nacional.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas de árvores e arbustos, restos da cantina e papel triturado são incorporados em grande quantidade
A associação de pais ofereceu uma carrada de estrume de vaca para enriquecer as compostagens com o elemento animal

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo do ano vamos fazendo rotação de culturas:
Outono: favas, ervilhas, couves, alhos e flores
Inverno: couves, rabanetes, alface, rúcula, espinafre, acelga, cebolo de inverno
Primavera: cebola, alface, cenoura, alho francês,
Verão: feijão, tomate, pepino, cenoura
Temos uma grande espiral de ervas aromáticas e várias aromáticas espalhadas pela horta
Temos um anel de árvores de fruto variadas, uma latada de quiwis e uma linha de cepas de uva de mesa
Iniciámos um pequeno bosque de árvores autóctones (carvalhos e pinheiro manso), adjacente à horta

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Iniciámos a implementação progressiva da rega automática a partir de bidons elevados, dos quais partem mangueiras porosas, regando por gravidade. Temos nos canteiros elevados (é oneroso, tem de ser progressivo).
Usamos mulch para reduzir a necessidade de rega e regamos com mangueira e regadores quando necessário

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos tido problemas significativos e não temos aprofundado esse tópico. As videiras levaram calda bordalesa uma vez e os pessegueiros têm lepra, mas pronto, ainda não estamos nessa fase. As plantas frágeis são simplesmente substituídas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Temos caracóis, lagartas...mas também sapos, salamandras e licranços bastante eficientes

Temos um charco, que aumentou a biodiversidade e ajuda no combate a pragas (rãs e sapos por exemplo)

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Dinamizamos o espaço para transformação de alimentos (saladas, sumos, showcook - sopa, composição de lanches saudáveis...)
Colaboração com o departamento de ecologia da universidade de Coimbra - CES vai à escola - oficina do ambiente, bom clima;
Colaboração com o ecoclub - dinamização do eco-peddypaper
Ciência na biblioteca; atividades experimentais sobre solos, plantas, água
Feiras de trocas
Sessões com forno solar (energias renováveis)
Convidámos cientistas ligados à ecologia (do programa "charcos com vida", do CES vai à escola e outras parcerias com universidades)

15. Outros aspetos de realce da horta

Este ano fizeram-se grandes melhoramentos no espaço das hortas: criou-se um charco, uma pérgula que permita aulas na horta e tivemos alunos de todas as idades a participar. Articulamos com todos os departamentos.

15.1. Link para a página da horta

http://biblioteca-na-mira.blogspot.pt/search/label/ECO-BIBLIOTECAS e no facebook Bibliotecas-na-mira

 

Publicado por: Jardins de Infância do Agrupamento de escolas de Mira

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Professor coordenador da horta: Maria Cândida Siegle