Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Física e Química; Geografia; Ciências.

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Colaboram na cedência de sementes e plantas para a bio-horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Incentiva para a agricultura biológica. Os alunos contactam diretamente com as plantas e a terra. Motiva para a produção de produtos biológicos. Conhecem ervas e plantas aromáticas. Utiliza materiais totalmente recicláveis que são fornecidos pela comunidade escolar. Mobiliza toda a comunidade educativa na participação e manutenção da horta. Os alunos da Unidade especializada - Alunos com necessidades educativas especiais, têm no seu horário tempo para participar nas atividades relacionadas com a agricultura biológica. Foi adaptada uma zona para que três alunas com mobilidade reduzida (cadeira de rodas) pudessem ajudar na plantação, monda e rega das plantas.Um dos alunos da Unidade especializada tem inserido no seu currículo apoio à bio-horta. Os alunos do PCA têm no seu horário uma hora para colaborar com o projeto. A expansão da bio-horta é visível desde a sua criação, temos desde: uma casa de madeira, um percurso sensorial, muros de pedra, varandas de urze, espantalho, casa de pássaros, delimitamos uma parte do terreno com garrafões de água, fizemos percursos utilizando vários materiais, Construímos 2 "baloiços aromáticos" utilizando jantes de bicicleta e latas de feijão. Temos vários estilos de vasos, desde tambores de máquinas de lavar roupa, latas, garrafas, pneus, garrafões etc. Na zona onde está inserida a casa da bio-horta temos mesas e bancos de paletes e troncos de árvores, denominamos esta zona de "Parque de Merendas". De salientar que alguns professores usam esta zona como sala de aula exterior. A plantação de uma leguminosa, chícharo, contribui para voltar a antigas tradições regionais e a partir desta é elaborada uma sopa que é muito apreciada pela comunidade escolar (Feita na altura das reuniões que antecedem a Páscoa).
Os produtos da bio-horta são vendidos à comunidade escolar (com as verbas angariadas já foi possível comprar uma máquina fotográfica e um disco externo para o Clube Fotografia). As ervas aromáticas são utilizadas na enfermaria, no bar dos alunos e dos professores para confeccionar chás.
Temos dois ninhos que foram executados por um senhor de forma voluntária e que nos fez chegar à Escola para os colocarmos na bio-horta. Este gesto identifica o impacto que este espaço gera na comunidade. A curiosidade que é manifestada por pessoas externas à escola é uma constante.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alunos voluntários que a determinadas horas dirigem-se à bio-horta acompanhados do projeto eco-escolas.
Funcionários que monitorizam o espaço. Apoio de alguns professores e encarregados de educação que se voluntariam.
Alunos da unidade especializada e dos PCA.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a compostagem que é feita na escola:
- com estilha;
- com as plantações que vamos fazendo conseguimos azotar a terra através da plantação de favas, ervilhas e tremoços.
- Com adubo natural (de coelho e de cavalo)
-Com chorume (preparado com urtigas para azotar a terra)

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita utilizando dois compostores com a supervisão do jardineiro da escola.
Utiliza-se relva, borra de café, folhas secas, cascas de ovos e de frutas. Usamos também os restos dos vegetais da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cebola, alho francês, salsa, semilhas, batata doce, favas, tomate, pimentastas, alecrim, aipo, funcho, hortelã pimenta, hortelã leite, hortelã chocolate, fisálias, morangos, pimentão, tremoços, beterraba, nabos, chícharo, ervilhas, feijão, cenoura, bróculos, couve de todos os dias, couve repolho, rúcula, milho.
Consociações: abobóra-milho-feijão; Pimento-cebola; beterraba-cebola.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os professores no eco-escola, os alunos voluntários e dois funcionários envolvidos no projeto regam em dias específicos.
Em tempo de férias é feita uma escala entre os professores envolvidos no projeto.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Utilização de Chorume de urtigas e cinza.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de geleia de abóbora, chila e tomate.
Mercadinhos de venda de produtos da horta.
Confeção da sopa de chícharo no bar dos professores com o chícharo produzido na horta.
Plantação de searas no Natal.
Realização de workshops para os alunos na bio-horta.
Visita de alunos do 1º Ciclo à bio-horta com plantação em vasos. (Os alunos levam a sua planta para casa).

15. Outros aspetos de realce da horta

É uma zona conhecida por toda a comunidade pois encontra-se numa zona visível da estrada. Toda a panóplia de artefactos que tem sido introduzida na bio-horta é muito comentada pela comunidade escolar e não só.
Tem sido motivo de publicações e divulgações em diários, blogs da Direção Regional da Educação e programas de televisão. Tem ganho sucessivos prémios na Câmara Municipal do Funchal.
De relevar que este projeto é auto-sustentável.

15.1. Link para a página da horta

www.ecohbg.wordpress.com

 

Publicado por: Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

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Professor coordenador da horta: Ana Lúcia Jorge Vasconcelos