Escola EB1/JI Caminha

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

36 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

9

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram com a oferta de sementes para a horta e plantas para o jardim vertical. Além disso, são sempre envolvidos nas várias etapas, desde a preparação da mesma até à colheita dos produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A existência de uma horta na nossa escola possibilita às nossas crianças/alunos vivenciar de uma forma diferente as várias etapas por que passam as plantas, desde a sementeira, até à colheita dos produtos. Além disso, dá-se relevância ao facto de se tratar de uma horta biológica, na qual não se utilizam produtos químicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São repartidas tarefas pelas várias turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo. São, ainda, envolvidas as várias assistentes operacionais e, por vezes, contamos com a colaboração de alguns familiares.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para esta tarefa contamos com a colaboração da Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e de alguns familiares.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para a compostagem são utilizados os resíduos diários da cantina da escola. É uma tarefa realizada, rotativamente, pelas turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano letivo, temos na nossa horta; favas, ervilhas tortas, brócolos, feijões, batatas, couve-flor. Temos, também, ervas aromáticas como: hortelã, cidreira e alecrim.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada, rotativamente, pelas várias turmas da escola. Contamos, ainda, com a colaboração das assistentes operacionais na rega da horta e do jardim vertical.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Esta monitorização é feita aquando da rega. Contamos, também, com a colaboração de alguns familiares.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Com os produtos retirados da horta fazemos, anualmente, a Feira da Primavera. Ao longo do ano, alguns dos produtos sazonais são vendidos à comunidade e outros são confecionados na escola.

15. Outros aspetos de realce da horta

Como ao longo do ano, as tarefas da horta vão sendo repartidas pelas várias turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo, cria-se um espírito de camaradagem e de partilha, além de lhes incutir o sentido da responsabilidade. Sensibliza-os, ainda, para os aspetos ambientais por se tratar de uma horta biológica.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB1/JI Caminha

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Professor coordenador da horta: Maria Albina Amorim de Passos