Colégio D. Duarte

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Um ano e meio

2. Área aproximada da horta (m²)

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Oferta complementar, Ciência, Filosofia para crianças e História e geografia de portugal

3.3. N.º de alunos envolvidos

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Continuamos a informar os Encarregados de Educação, via Diretor de turma, do projeto e foi pedida, mais uma vez, a colaboração para contribuírem com materiais necessários à construção da Horta.
Apresentação do processo através do faceboock do colégio e das atividades do Colégio em que os Encarregados de Educação participam.
Sempre que possível, os alunos levam amostras de plantas, principalmente as plantas aromáticas, para usarem em casa e os pais conhecerem o seu trabalho.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Incutir nos alunos a responsabilidade de tratar da horta, desde o início do processo.
Os alunos foram os responsáveis pela identificação das espécies e pelas regas.
Continuam a ser os alunos, com orientação dos docentes e dos jardineiros do parque ambiental onde preparamos os materiais, que semearam, transplantaram, construíram e foram alterando a horta, à medida que obtinham mais materiais, desenvolvendo competências pessoais como autonomia, trabalho em grupo, tolerância.
Contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico dos conteúdos relacionados com a construção de uma horta, com a implementação de uma agricultura Biológica, a variedade de espécies utilizadas e os benefícios das mesmas para uma alimentação saudável e sustentável.
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas, essencialmente associados à diversidade das plantar e a interação destas com os diferentes elementos dos ecossitemas, bioticos e abióticos.
Desenvolver nos alunos competências de pesquisa e tratamento de conteúdos, aquando da realização de d bates de reflexão sobre os benefícios da agricultura biológica, da horta vertical e das espécies que poderíamos cultivar.
Possibilitar a utilização de algumas das espécies para a elaboração de alguns pratos da cozinha da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são distribuídas pelos alunos que foram executando as sementeiras e construção da horta.
Equipas responsáveis por diferentes tarefas responsáveis pela manutenção:
- retirar ervas daninhas;
- rega duas vezes por semana, pelos dois grupos de alunos associados à horta, 5º e 6º ano de escolaridade;
- renovação dos garrafões existente;
- preparação de novos garrafóes.
- retirar os produtos biológicos já prontos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Continuamos a ter a colaboração do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo, a partir da a horta pedagógica que os alunos frequentam, em que todos os materiais utilizados no solo foram preparados pelos alunos na estufa da quinta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Continuamos associados ao projeto de vermicompostagem do Centro Ambiental da Quinta do Covelo Aqui os alunos alimentavam uma torre de minhocas associada a morangueiros. Semanalmente, com borra de café que levavam de casa, e o composto produzido foi sendo aproveitado para a composição do solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata doce, Alface, Hortelã, Nabo, Funcho, S. Bernardo, Ervilheira, Faveira, Alfazema, Salva, Incenso, Arruda, Cenoura.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega e feita duas vezes por semana pelos alunos, e por garrafão. o sistema de rega desenvolvido o ano passado acabou por não ter os resultados esperados. Sempre que possível retiramos água de um depósito de águas da chuva, associado ao sistema montado o ano passado.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Regularmente a jardineira do CAQC, vem ao Colégio verificar as condições da horta e vai explicando aos alunos os diferentes perigos e formas de detetar as pragas. Felizmente não tivemos , ainda, alguma situação de realce, a não ser as ervas daninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

As minhocas associadas à torre de minhocas e à vermicompostagem

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos. Os produtos obtidos na horta vertical, assim como os produzidos no talhão trabalhado pelos alunos do Colégio no Centro Ambiental da Quinta do Covelo, foram sendo utilizados na cozinha do Colégio.
Os alunos levam para casa algumas amostras dos alimentos colhidos de forma a sensibilizar os familiares para o benefício da agricultura biológica.

15. Outros aspetos de realce da horta

Este ano resolvemos retirar os pneus, por termos pesquisado que poderiam ser libertadas, ao longo do desenvolvimento da horta substâncias prejudiciais ao cultivo. Assim a horta foi remodelada apenas com garrafões e garrafas. Associada à nossa horta temos também o viveiro de sobreiros, que desenvolvemos no projeto 100 mil árvores.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Colégio D. Duarte

avatar

Professor coordenador da horta: Elisabete Carla Brandão dos Santos