Escola EB1/PE do Porto Santo

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as disciplinas participam de uma forma interdisciplinar: matemática, estudo do meio, português, TIC, expressão plástica, inglês ...

3.3. N.º de alunos envolvidos

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam de uma forma tão dinâmica e tão divertida que a horta se tornou um espaço de "encontro de gerações e de partilha de conhecimentos". Os pais fazem a manutenção da vedação com a ajuda dos filhos. Os avós trazem produtos para a horta e distribuem a sua sabedoria sobre a terra em autênticas aulas genuínas ao ar livre. As mães enfeitam o espantalho e são autênticas estilistas de moda para "delicia" das filhas que vão dando "dicas" do que se usa na atualidade. Os irmãos recolhem em casa, aos fins de semana, restos de folhas secas, borras de café ...para a realização da compostagem na escola. Os tios, primos e outros familiares demonstram curiosidade em conhecer a horta e são convidados, pelos alunos, na realização de diversas visitas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A nossa horta é pequena em tamanho mas grande no seu impacto na comunidade escolar e não só. Uma horta premiada não é uma horta qualquer, é uma horta que se preocupa em criar um autêntico laboratório vivo desenvolvendo as mais diversas atividades pedagógicas que estimulem e preservem um ambiente sustentável e uma alimentação saudável. A originalidade é também um dos nossos lemas. Todos os anos queremos fazer algo diferente acompanhando a atualidade e aprendendo com quem realmente sabe. Por exemplo este ano fizemos um vídeo " Mannequim Challenge" na horta, por iniciativa dos alunos e que obteve imenso sucesso nas redes sociais sendo notícia do Diário de Notícias da Madeira on-line. Também este ano criámos um projeto denominado " Na Rota dos Agricultores". O objetivo é aprender com os "mestres da terra", os agricultores, ou como o nosso Presidente da República os denominou "Os Heróis Anônimos". Alguns pais, avós e outros agricultores trazem para a horta os seus produtos e partilham o seu conhecimento. Há um compromisso mútuo entre alunos e agricultores. Posteriormente será feita a deslocação dos alunos às hortas dos agricultores de forma a conhecer outros espaços agrícolas pequenos mas onde o "amor" à terra prevalece. Esta partilha de conhecimentos entre diversas gerações cria uma cumplicidade única e intemporal. Além disso as crianças mostram-se interessadas em conhecer os pequenos espaços agrícolas dos avós, tios, país e primos valorizando o seu trabalho e demonstrando interesse em ajudar nas pequenas tarefas agrícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A terra sofre todos os anos três momentos importantes: fim da plantação com a colocação do composto, mexida e remexida da terra para repousar e limpeza e preparação da terra para a nova época de culturas. A localização de plantas aromáticas em sítios estratégicos evitam a propagação de pragas e ajudam a embelezar a horta. Há um cantinho especial na nossa horta que preservamos com todo o cuidado - O Cantinho das Plantas Endêmicas. Este ano temos preparado algo especial acerca de uma planta endêmica, divulgaremos na altura propria. Este ano as tarefas estão organizadas por turmas com a ajuda dos agricultores, pais e mães. Não nos podemos esquecer da ajuda dos jardineiros que trabalham um dia por semana, na escola. Os alunos acompanham diariamente as várias etapas do cultivo e da apanha dos produtos, partilhando experiências com a comunidade em geral e realizando postagens na página do Facebook.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação dos solos são utilizados kits (enxada, ancinho,sacho, regador, luvas...), adaptados às crianças. A terra sofre dois momentos importantes todos os anos:
-fim da plantação: colocação do composto orgânico;
-mexida e remexida da terra para repousar.
A localização das plantas aromáticas em sitios estratégicos evitam a propagação de pragas e ajudam a embelezar a horta.
Este ano demos especial destaque à zona das plantas endémicas porque conseguimos produção através das sementes que caíram, de uma planta exclusiva e quase extinta da ilha do Porto Santo - O MASSAROCO ECHIUM PORTOSANCTENSIS.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Esta escola segue as orientações de um Diário de Compostagem realizado por nós e publicado no Slideshare de forma a partilhá-lo com todos.

https://pt.slideshare.net/eb1peportosanto/dirio-da-compostagem

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantações deste ano foram orientadas pelos nossos agricultores. Eles explicaram que há um tipo de solo e clima para cada cultura e só teríamos sucesso se escolhessemos as sementes certas para cada altura do ano. Desde logo todos os agricultores afirmaram que a nossa pequena horta tinha um solo bastante fértil devido à utilização constante do adubo orgânico, assim como, à prática da rotatividade de culturas. Cada agricultor se responsabilizou em trazer as culturas adequadas consoante a época do ano. Tivemos alhos do Porto Santo, cebola, pimentos, couve do dia, brócolos, alface etc...As plantas aromáticas ficaram sob a responsabilidade dos alunos do Ensino Especial (principalmente autistas).
Durante este ano letivo demos especial destaque à produção do Massaroco Echium Portosanctensis, uma planta endémica e exclusiva da ilha do Porto Santo.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta dispõe de um depósito subterrâneo de aproveitamento da água da chuva que é usado regularmente e de forma cuidada para prevenção de fungos. A rega é efetuada de manhã e/ou ao fim do dia. Utilizamos o coletor de água da chuva (bidão) pintado e adaptado no ano letivo transato para regas pontuais (pequenos vasos, pequenas culturas etc...).
O terreno plano, com boa luminosidade, "alimentado" com o nosso adubo orgânico e regado com água da chuva, fazem uma mistura ímpar de um bom local de cultivo.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As equipas eco-patrulhas realizam vistorias a todo o recinto escolar inclusive a horta. Combatem algumas pragas nomeadamente os caracóis e intervêm com os jardineiros na aplicação da calda de sabão (uma vez por semana).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve ataques de lagartas e alguns caracóis. Utilizámos a "calda de sabão azul" para combater as lagartas (como no ano letivo anterior) e as equipas eco-patrulhas limpavam os caracóis das hortas nos momentos de monitorização da escola, compostagem etc... (uma vez por semana).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Não é considerado um animal de criação mas continua a ser nosso animal de estimação. Este ano decorámos o nosso espantalho, Hortinhas Abelharoco, com uma abelha, elaborada por um casal de encarregados de educação reutilizando diversos materiais. A abelha é um dos animais mais importantes para a agricultura e a produção de massarocos na horta, espalhando-os pela ilha, criou uma fonte de alimento muito rico.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Produção de 150 Massarocos Echium portosanctensis;
-Transplantação de 150 Massarocos para vasilhas de plástico;
-Oferta, no Dia Eco-Escolas, dos 150 massarocos, às entidades, convidados, pais, alunos...
-Projeto: "Na Rota dos Agricultores". Convidámos vários agricultores de forma a aprender com os verdadeiros "mestres" da natureza. Os agricultores acompanharam-nos e orientaram-nos na horta e posteriormente fomos conhecer as hortas deles.
-Valorizar a produção consoante a época do ano, reconhecendo a importância dos alimentos frescos e da agricultura biológica.
-Conhecer "in loco" outras formas de combater as pragas, que os agricultores usam nas suas culturas sem recorrer aos pesticidas. Exemplos: cinzas, óleos etc...
-Conhecer "in loco" os diversos sistemas de rega gota a gota nas hortas visitadas. Uma maneira essencial de poupar água, numa ilha tão seca e árida como a nossa.
-Destacar a criatividade dos agricultores da ilha na construção de "máquinas agrícolas", originais e fundamentais para "aliviar" o árduo trabalho agrícola. Exemplos: máquina de lavar cenouras, diversos utensílios agrícolas.
- Registo de diversas frases dos agricultores relacionadas com "o amor" que eles sentem pela terra e pela natureza.

15. Outros aspetos de realce da horta

Este ano letivo a nossa horta sofreu uma transformação que se foi formando ao longo dos meses e culminou no Dia Eco-Escolas. Inesperadamente transformámos um dos espaços da horta num autêntico viveiro de produção de uma espécie exclusiva e quase extinta da nossa ilha - O Massaroco Echium portosanctensis. O impacto desta atividade foi de tal forma que chamámos a atenção de várias entidades e diversos orgãos de comunicação.
O nosso projeto "Na Rota dos Agricultores", revelou-se um sucesso e uma troca de experiências intergeracional inesquecível. Mais uma vez trabalhámos dois valores tão importantes nos dia de hoje: a PACIÊNCIA e a PERSISTÊNCIA. Foram momentos únicos e memoráveis partilhados com os diversos agricultores que estiveram connosco. Em todos sentimos a sua "paixão" pelo que faziam e a sua veneração e respeito pela natureza. Por isso, não podíamos terminar este nosso trabalho sem lhes dedicar o texto que trabalhámos nas aulas em sua memória e que queremos partilhar com todos vós.
"Os Construtores e os Jardineiros
Cada pessoa durante a sua existência, pode ter duas atitudes: construir ou plantar. Os construtores podem demorar anos nas suas tarefas, mas um dia terminam aquilo que andaram a fazer. Então param, ficam limitados pelas suas próprias paredes. A vida perde o sentido quando a construção acaba. Mas existem os que plantam. Estes, às vezes, sofrem com as tempestades, as estações, e raramente descansam. Mas ao contrário de um edifício, o jardim nunca para de crescer. E, ao mesmo tempo permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura.
Os jardineiros reconhecer-se-ão entre si - porque sabem que na história de cada planta está o crescimento de toda a Terra."

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Porto Santo

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Professor coordenador da horta: Rosa Maria Pereira Carvalho Afonso