Escola Secundária de Caldas das Taipas

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Um ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Oficina Temática

3.3. N.º de alunos envolvidos

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias fornecem sementes e mudas para transplantar, nas alturas apropriadas para as sementeiras.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A existência da horta na escola permite aos alunos, professores e funcionários um contacto mais direto com a prática de processos de agricultura biológica, bem como do processo de compostagem de resíduos orgânicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é efetuada pelos professores, alunos e funcionários envolvidos neste projeto.
Durante os períodos letivos, a manutenção é efetuada durante as aulas da disciplina de Oficina Temática por parte dos professores e dos alunos, com o auxílio por parte dos funcionários.
Durante as interrupções letivas, a manutenção é fetuada por parte dos funcionários.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização do solo é efetuada com base no composto preparado nos compostores existentes na escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é efetuada nos compostores com base nos restos orgânicos provenientes da cantina, do bar e da sala de refeições dos professores.
Por vezes também são trazidos, por parte de alguns professores, restos orgânicos de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada com a utilização de uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Sempre que possível os produtos resultantes da horta são comercializados junto da comunidade escolar.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

hortabiologicacei.blogspot.com

 

Publicado por: Escola Secundária de Caldas das Taipas

avatar

Professor coordenador da horta: Gracinda da Conceição Duarte Rodrigues