Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2009 (neste ano iniciámos em socalcos e posteriormente com uma estufa menor que a atual). No início do ano letivo 2014_2015 adquirimos a atual estufa com verbas do prémio Montepio.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem uma dimensão de 8 x 10 m = 80m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Física e Química, Educação para a Cidadania, Educação Especial e Clube das Ciências Experimentais

3.3. N.º de alunos envolvidos

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Através da partilha de saberes. No caso de um aluno com necessidades educativas especiais a sua avó, por vezes, vem à escola e colabora nas atividades da estufa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Existe reciclagem dos resíduos orgânicos gerados na cantina. Alguns dos produtos são dados/vendidos em pelo menos um momento ao longo do ano.
Relativamente aos alunos o entusiasmo é grande e por isso por vezes torna-se difícil gerir a distribuição de tarefas e a utilização de alguns equipamentos, tais como sacholas, enxadas, etc. Alguns alunos ficam admirados com o trabalho inerente à obtenção de produtos alimentares de origem vegetal. Além disso muitos nunca tinham contactado com a agricultura e tarefas implícitas como cavar, semear/plantar, sachar ou regar. Atualmente já há alunos que em vários anos consecutivos têm trabalhado na estufa e que agora partilham saberes com aqueles que este ano estão a contactar pela primeira vez.
Na estufa estamos também a criar um viveiro de árvores autóctones pelo que o conhecimento de espécies nativas e da diversidade de sementes e cuidados a ter também está a ser incrementado.
Existe em alguns alunos um sentimento de pertença face ao que é produzido na estufa e o gosto em ver crescer as plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na hora semanal do clube das Ciências Experimentais ou em alguns tempos curriculares de certas disciplinas os alunos deslocam-se à estufa e efetuam as culturas e o controlo da humidade do solo/rega, existindo uma distribuição de tarefas entre eles, com a supervisão das respetivas professoras.
Este ano, sobretudo a partir de março houve dificuldade em gerir as atividades na estufa. Muitas das horas do clube foram usadas para fazer atividades práticas de complemento às matérias lecionadas em contexto aula. Assim ao ficar tudo um pouco ao abandono surgiram muitas ervas daninhas que foram tomando conta do espaço e danificando as culturas. O viveiro de árvores autóctones não foi muito bem sucedido devido à hidratação / seca irregulares a que as sementes tiveram sujeitas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Técnicas tradicionais de agricultura: cavar e sachar para revolver o solo e promover o seu arejamento, rega manual recorrendo a regadores e fertilização recorrendo ao composto produzido nos 3 compostores que temos junto da estufa.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos orgânicos recolhidos na cantina e no jardim da escola e também alguns trazidos por alunos e professores de suas casas. Temos 3 compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A estufa está dividida em 4 secções. Numa dessas seções existe uma estante em PVC onde existem plantações ou sementeiras em vasos e sobre paletes de madeira dispostas sobre o solo está o viveiro de 5 árvores autóctones: Murta, Jasmineiro-do-Monte, Louro, Sabugueiro e Sobreiro.
Nos três outros setores as culturas são feitas na terra. Existem plantações de ervas aromáricas diversas, alfaces, diversas variedades de couve, nabos e nabiças, cebolo, espinafre, chuchu, ...

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Apesar de existir um sistema de rega instalado na parte superior da estufa a rega é feita com regador por forma a usarmos de forma mais sustentável a água.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos, com base em conhecimentos adquiridos nas aulas sobretudo de Ciências Naturais ou no seio familiar (avós) observam as plantas procurando sinais de possível existência de pragas, tais como por exemplo folhas danificadas, presença de parasitas, entre outras. Quando nos depararmos com esta situação é efetuado o respetivo controlo, de preferência e se possível recorrendo a métodos de luta biológica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Representação no evento promovido pela autarquia, Cidade no Jardim (início a 14 de junho!).
Feirinha de produtos hortícolas na Escola

15. Outros aspetos de realce da horta

Nada a referir.

15.1. Link para a página da horta

Não existe página da horta.

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite

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Professor coordenador da horta: Cristina Maria de Oliveira Ferreira Tavares