3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Atelier de Ambiente e Atelier de Criatividade.
4.1. Como e com que frequência?
A maior parte dos produtos obtidos na horta são doados aos alunos e famílias, as famílias participam diretamente com a cedência de sementes e plantio.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta do CDIJ-Novos Rumos tem um cariz marcadamente social.
Se por um lado,os produtos da horta são cedidos aos alunos, uma vez que, a percentagem de alunos que tem problemas financeiros é elevada, os produtos da horta acabam por ser um complemento para o seu orçamento familiar. Por outro lado, parte dos produtos obtidos na horta são cedidos à cantina social (dinamizada pela Associação Norte Crescente), que fornece cerca de 50 refeições diárias a famílias carenciadas e a idosos.
Este ano fizemos também uma parceria com o Centro Social e Paroquial de São Roque, tivemos como missão integrar utentes sem respostas sociais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Na Horta do CDIJ-Novos Rumos a manutenção é efetuada uma vez por semana, as tarefas são repartidas por todos, incluindo professores. O funcionários da escola ajudam no processo, caso seja necessário, nos dias que os alunos não vão à horta. Os utentes Centro Social e Paroquial de São Roque ajudam também na manutenção da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente é feita a mobilização do solo manualmente, é feito o "outono" do solo onde se envolve tremoço e outras leguminosas no solo de forma a ficar mais fértil, para além disso utilizamos também estrume e café.