Escola Secundária Quinta do Marquês

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

menos de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências naturais, Educação visual, Artes, tecnológica, geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos

504

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Associação de Pais diretamente em utensílios, conselhos, sementes partilhadas. Colaboramos nos eventos programados pelos pais, nomeadamente dia do pai, mãe, arraial, entre outras atividades.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alunos motivados.
Laboratório vivo.
Praticas letivas sobre ecossistema, ambiente, recuperação, agricultura biológica.
Alunos tornam-se respeitadores do seu trabalho e também muito briosos no momento de dar a conhecer os alimentos produzidos.
Dedicação. Espírito de entreajuda e cooperação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Afixação mensal de um calendário de tarefas e respetivas inscrições, localizado no placar Eco-escolas. Os professores envolvem os alunos e convidam outros a colaborar. Os alunos são sempre voluntários.

7. Como é feita a preparação do solo?

Tudo de forma manual, como se pode ver nas fotos. A fertilização é utilizado atualmente o composto produzido na escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com o material que os alunos trazem de casa, visto não existir cantina na escola. Com algum material biológico retirado da horta.
É dado a conhecer aos aluno como e o que deve ser colocado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Zona de horta: cebola, alho, cenoura, couve portuguesa, beterraba, melão, melancia, morangos, tomate, pimento, courgete, alface, feijão, ervilha, ervilha torta, salsa, coentros, cidreira, lúcia lima, chá príncipe, hortelã.
Zona Jardim: Alfazemas, roseiras, malmequer, amor perfeito, gladíolo, tulipas, lírios, outras flores.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas mais comuns foram o ataque de lagartas das couves, mas resolvemos com a plantação de beterraba intercalada, sendo mais doce a lagarta come a folha da beterraba sem comer a couve; a beterraba tem mais interesse a zona subterrânea.
(agricultura biológica)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Agricultura biológica. Ver descrição em 12.1

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Peixes do lago (17), nascidos este ano letivo 10. Alguns pássaros que se alimentam de algumas sementes na nossa horta e vão aos bebedouros colocados.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de saladas com alimentos da horta. Amostra de produto em várias atividades (dia do ambiente, da alimentação, entre outros), plantação de uma árvore no dia da árvore. Participação nas atividades da associação de pais e município. Dia da agricultura em parceria com a CAP.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

não se aplica

 

Publicado por: Escola Secundária Quinta do Marquês

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Professor coordenador da horta: Cristina Guerreiro de Almeida Cordeiro