Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011/12

2. Área aproximada da horta (m²)

400m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

IJR (Instalação de Jardins e relvados) e MJR (manutenção de jardins e relvados)

3.3. N.º de alunos envolvidos

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os pais não se encontram envolvidos diretamente, no entanto, indiretamente, são envolvidos na recolha de material orgânico para a compostagem.
Têm também contacto com os produtos que os alunos levam para casa, uma vez que a maioria dos produtos produzidos são consumidos pelos mesmos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As atividades da horta, neste ano letivo, são da exclusiva responsabilidade do CEF de Operador de Jardinagem, e são divulgadas exclusivamente pelo site do agrupamento. Os alunos do CEF são os que beneficiam dos produtos agrícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O professor responsável pelo CEF dividiu as tarefas de preparação da horta, no início do ano letivo, pela totalidade dos alunos. Periodicamente é feita a limpeza do espaço da horta, dos canteiros de aromáticas. A horta é ainda regada com regularidade, sendo este trabalho todo efetuado pelos alunos do CEF. Todo o controlo das tarefas é realizado pelo professor.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os canteiros, que transitam do ano anterior são trabalhados: previamente cavados com enxadas e retiradas as pedras que existirem, remexidos para haver mistura de terra, introduzida matéria orgânica proveniente da compostagem, realizada na escola e alisados com o ancinho. Procedeu- se posteriormente à plantação de todos os produtos hortícolas, tendo em conta o talhão. Neste ano resolveu misturar-se algumas espécies diferentes no mesmo canteiro . A manutenção dos canteiros e floreiras é feita com regularidade semanal, mondando as ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existem três compostores no jardim e na horta, onde se colocam as aparas do jardim e materiais orgânicos provenientes da cozinha. A terra colocada nos compostores resulta da limpeza dos canteiros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantados este ano pimentos, tomates coração de boi, cebolas, alfaces verdes e roxas.
Pimentos e courgetes; pimentos e abóboras.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos, maioritariamente à mão ou utilizando regadores ou mangueiras.
As regras são feitas de manhã, nas horas de menor calor.
Nos períodos de interrupção letiva a rega é realizada por um funcionário.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Existe uma colmeia . O mel é retirado, bem como os favos, e dado aos alunos.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes

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Professor coordenador da horta: Paula Alexandra Fernandes