3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
IJR (Instalação de Jardins e relvados) e MJR (manutenção de jardins e relvados)
4.1. Como e com que frequência?
Os pais não se encontram envolvidos diretamente, no entanto, indiretamente, são envolvidos na recolha de material orgânico para a compostagem.
Têm também contacto com os produtos que os alunos levam para casa, uma vez que a maioria dos produtos produzidos são consumidos pelos mesmos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As atividades da horta, neste ano letivo, são da exclusiva responsabilidade do CEF de Operador de Jardinagem, e são divulgadas exclusivamente pelo site do agrupamento. Os alunos do CEF são os que beneficiam dos produtos agrícolas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O professor responsável pelo CEF dividiu as tarefas de preparação da horta, no início do ano letivo, pela totalidade dos alunos. Periodicamente é feita a limpeza do espaço da horta, dos canteiros de aromáticas. A horta é ainda regada com regularidade, sendo este trabalho todo efetuado pelos alunos do CEF. Todo o controlo das tarefas é realizado pelo professor.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os canteiros, que transitam do ano anterior são trabalhados: previamente cavados com enxadas e retiradas as pedras que existirem, remexidos para haver mistura de terra, introduzida matéria orgânica proveniente da compostagem, realizada na escola e alisados com o ancinho. Procedeu- se posteriormente à plantação de todos os produtos hortícolas, tendo em conta o talhão. Neste ano resolveu misturar-se algumas espécies diferentes no mesmo canteiro . A manutenção dos canteiros e floreiras é feita com regularidade semanal, mondando as ervas daninhas.