EB 1 de Pereira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde que a escola entrou para o Programa Eco-Escolas (4 anos)

2. Área aproximada da horta (m²)

50 metros quadrados aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Oferta Complementar em articulação com todas as outras

3.3. N.º de alunos envolvidos

32

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Um Encarregado de Educação lavrou e frezou a horta com um trator, trouxeram sementes e plantas e ajudam na manutenção. As placas da horta e um compostor foram elaboradas por um Encarregado de Educação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos e os pais gostam da nossa horta, colaboram no trabalho desenvolvido, ajudam a apanhar e a recolher os produtos e dão ideias do que ainda se se poderá fazer. A câmara municipal também colabora com a escola sempre que solicitada.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Sempre que necessário fazemos uma assembleia com os alunos para definir, o que mais próximo, há para fazer na horta. Desde o início do ano que ficaram estabelecidos grupos semanais de trabalho (com alunos de todos os anos de escolaridade) responsáveis pela horta, com a distribuição de tarefas por todos os elementos do grupo.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é lavrado e não são utilizados produtos químicos na nossa horta. Só são utilizados produtos biológicos (estrume) para tratar o solo e também os produtos , quando for necessário. É feita a compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com a recolha de folhas das árvores, ervas daninhas apanhadas/recolhidas na nossa horta e restos de plantas colocados em 2 recipientes próprios que estão perto da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas das épocas - morangueiros, alfaces, tomateiros, pimenteiros, couves de várias qualidades, feijões de qualidades diferentes, ervilhas, curgetes, abóboras, alhos, cebolas, chícharo, beterrabas, pepinos, ervas aromáticas e outras...
A combinação de culturas é feita após ponderação, de quais as vizinhanças entre as diferentes espécies são favoráveis ao seu crescimento e ao combate de pragas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos com a ajuda dos professores com água das caleiras (quando há) e água canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, quando é necessário, quando há possibilidade e o tempo ajuda.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos com os produtos recolhidos (sopas, arroz de legumes, salada de fruta e saladas)

15. Outros aspetos de realce da horta

A dinâmica, organização, interesse, responsabilidade e motivação dos alunos perante a horta da escola.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB 1 de Pereira

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Professor coordenador da horta: Maria João Nunes Antunes