8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada numa caixa de madeira, localizada no espaço da horta, com as ervas infestantes, retiradas por todos na horta. Este ano iniciou-se também a vermicompostagem, gerida pelos alunos do 2º ciclo no Clube "Ambiente Sob Investigação".
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Beterraba|Alho
Beterraba|Morango
Alho|Alface
Alho|Morango
Morango|Alface
Brócolos|Salsa
Feijão|Alface
Feijão|Morango
Couve|feijão
Cebola|Alface
Cebola|Cenoura
Cebola|Morango
Cenoura|Alface
Alface|Tomate
Tomate|Cenoura
Cenoura|Alecrim
Tomate|Salsa
Morango|Beterraba
Cenoura|Alho-francês
Alface|Alho-Francês
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com recurso à água das chuvas, recolhida nos telhados da escola e mantida num reservatório junto à horta.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Todas as semanas, nas aulas de Direção de Turma, os alunos vão à horta verificar o estado da horta, nomeadamente a presença de pragas.
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Este ano a nossa horta teve uma grande praga de caracóis que foram combatidas com cascas de ovos trituradas e colocadas à volta de cada planta.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Concurso "A nossa horta é mais fixe" e a cerimónia final, em que são anunciados os vencedores pelo director da escola. Esta cerimónia é realizada na horta e no espaço envolvente e tem o envolvimentos de muitos alunos e professores, não directamente envolvidos no concurso, na leitura de poesia, na animação do evento, entre outros;
Dia de entrega de prémios, foram realizadas leituras e encenações no espaço da horta;
Dia de aulas ao ar-livre, foram expostos poemas na horta, onde decorreram actividades de Língua Portuguesa.
Dia das Eco-Escolas, são realizados workshops na zona contígua à horta;
Confecção de alimentos retirados da horta, na cantina da escola;
Oferta de um vaso com uma planta aromática produzida na horta, e com essa indicação na etiqueta, aos palestrantes convidados a vir à escola;
A beleza do local, levou à criação de um espaço de lazer junto à horta, o espaço mais visitado da escola.
15. Outros aspetos de realce da horta
Na impossibilidade de apresentar uma planificação geral da horta, anexou-se a de cada canteiro, realização pelas turmas. De notar que todas as turmas, antes da implementação da sua ideia na horta, entregam uma planificação das suas ideias e esta planificação também é avaliada no Concurso "A nossa horta é + FIXE!".
É ainda de referir que as imediações dos canteiros foram tratadas pelos alunos de Ensino Especial do 5º ao 12ºano e pelos alunos do 5º e 6º anos, que fazem parte do Clube Ambiente Sob Investigação. Estes últimos fizeram, ainda, parte do júri que definiu a horta vencedora do concurso.
15.1. Link para a página da horta