Escola EB1/JI do Peso - Santo Isidoro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

42

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas.

3.3. N.º de alunos envolvidos

31

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram com sementes e plantas.
As crianças levam para casa produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Mais diálogo sobre alimentação saudável e outras questões da natureza.
Maior pré-disposição para a prova de alimentos da horta.
Apropriação do conceito "fruta/produtos da época".
Maior sensibilização para o não uso de pesticidas.
Apropriação do conceito de compostagem.
Desenvolver a capacidade de observação, principalmente de insetos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos em pequenos grupos, vão à horta tirar ervas, regar ou apanhar produtos. Esse trabalho é realizado diariamente ou semanalmente de acordo com as necessidades.

Para plantar ou semear usamos o mesma organização, procurando que todos os grupos passem por todas as tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para a preparação do solo pedimos a colaboração dos trabalhadores da junta de freguesia que, para além de limpar os canteiros e revolver o solo, ajudam na colocação do composto dos nossos compostores.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos 2 compostores, onde diariamente são colocados os restos de vegetais da cantina e com as folhas secas das árvores do nosso recreio e serrim, quando há humidade.

Sempre que necessário solicitamos a colaboração dos técnicos da autarquia para evitar pragas ou maus cheiros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas existentes estão associadas ao que as crianças trazem. Este ano temos: couves, repolhos, alfaces, tomates, cebolas, salsa, batatas, favas,ervilhas, pepinos, abóboras, erva cidreira, hortelâ e morangos.
Procuramos em todos os canteiros colocar pelo menos 2 produtos, por norma, um na bordadura outro no interior do canteiro.Este ano os pais deram cerejeiras.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Por norma, a rega é realizada de manhã pelo grupo de crianças responsável ou ao final da tarde pela assistente operacional.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve nenhum controlo particular.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O principal problema foram os pássaros que comiam as sementes colocadas. Colocamos espantalhos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Utilizamos alguns dos produtos na cantina ou fazemos uma sessão de prova.
Este ano não tivemos muita quantidade de produtos levam para casa.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB1/JI do Peso - Santo Isidoro

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Professor coordenador da horta: Ana Bela Monteiro