Escola Básica e Secundária Gama Barros

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 7 anos. Porém só há dois anos tem sido assegurada pelo grupo de técnicos da multidifeciência.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem a área aproximada de Oito m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Não existem disciplinas envolvidas na dinâmica da horta, pois quem trata da horta são os alunos das unidades de multideficiência e da Unidade de Ensino Estruturado 2/3 ciclos sob orientação dos professores de Educação Especial e assistentes operacionai

3.3. N.º de alunos envolvidos

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Não existe um planeamento formal de atividades a realizar com as famílias, estas são convidadas a envolver-se nas atividades desenvolvidas com os seus educandos. Algumas fazem-no esporadicamente observando e incentivando os alunos nas tarefas e, por vezes, coadjuvando-os na sua realização. Fornecem algumas sementes e plantas cultivadas na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

No que respeita aos alunos envolvidos este é um espaço que permite a realização de um conjunto diversificado de atividades práticas permitindo a aquisição e consolidação de competências de cariz funcional assim como o contato com estímulos de natureza variada. Tal permite, por consequência, o desenvolvimento de capacidades e competências que facilitem a integração na vida ativa; treino e desenvolvimento de capacidades ligadas à motricidade e coordenação motora; desenvolver uma cultura ambiental de respeito pela natureza; trabalhar competências previstas no Currículo Especifico Individual dos alunos.
É também visível nos alunos envolvidos que este é um espaço aprazível sendo que manifestam contentamento nas deslocações ao mesmo e gosto pelas tarefas que aí desenvolvem.
Tem sido possível observar que este é um espaço que contribui para o controlo de comportamentos inadequados, atitudes de stress e ansiedade inerentes às problemáticas dos alunos.
Este tem sido também um espaço de contato e aproximação com outros alunos da escola que, por vezes, manifestam curiosidade pelas tarefas que aí se desenvolvem acabando, de forma esporádica, por envolver-se nas atividades aí desenvolvidas.
É também um espaço utilizado pontualmente pelos docentes de ciências naturais para, com os seus alunos, observarem o ciclo das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada uma das três unidades envolvidas no projeto é responsável por uma parcela da horta, pelo aproveitamento desse espaço e manutenção do mesmo. A constatação da necessidade de realização de tarefas de manutenção é feita mediante a visita regular à horta e observação da mesma. As tarefas são orientadas pelos professores e assistentes operacionais que acompanham os alunos e procuram que, no âmbito das suas capacidades e limitações todos se envolvam nas tarefas a realizar (mesmo que por pequenos períodos de tempo).

7. Como é feita a preparação do solo?

O local de plantação é constituído por composto orgânico o qual é cavado e nivelado. Superficialmente aplica-se uma camada de palha para ajudar na manutenção da humidade. O solo é regado de acordo com a verificação de tal necessidade.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Beterraba, alface, couve, alho francês, acelga, cenoura e ervilha.
A ladear a horta existe um conjunto diversificado de plantas aromáticas que visa funcionar como elemento preventivo de pragas. Algumas das plantas com esse fim são a erva príncipe, a salsa, a hortelã, o alecrim e o tomilho.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As plantas apenas são regadas quando se observa a falta de humidade no solo. Procura-se apenas aplicar a quantidade de água necessária à humidificação do solo procurando evitar o uso excessivo de água para que o solo não fique ensopado ou haja desperdício de água através de escorrimentos. Realiza-se, normalmente, no final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização da horta e, por consequência, das pragas e doenças é feita regularmente nas visitas àquele espaço (no mínimo duas vezes por semana).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta são normalmente utilizados nas atividades culinárias desenvolvidas com os alunos. A horta funciona ainda, pontualmente, como local onde os docentes de ciências naturais levam os seus alunos a observar o ciclo de vida das plantas (ex. sementeira, plantação, rega, desenvolvimento das plantas). Realizou-se também uma pequena feira medieval no espaço adjacente à horta tendo-se feito a ligação desta atividade a este espaço através da venda de ervas aromáticas e confeção de sopas com produtos hortícolas.

15. Outros aspetos de realce da horta

O espaço destina-se ao desenvolvimento de atividades com os alunos que frequentam as unidades de multideficiência e a da Unidade de Ensino Estruturado 2/3 ciclos. O espaço de cultivo foi concebido para permitir a circulação de alunos em cadeira de rodas e a realização de tarefas no espaço de cultivo sem necessidade de sair das mesmas ou de entrar dentro do espaço de cultivo.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Gama Barros

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Professor coordenador da horta: Maria do Rosário Tomás Neves Alves Portugal