1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 7 anos. Porém só há dois anos tem sido assegurada pelo grupo de técnicos da multidifeciência.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta tem a área aproximada de Oito m2.
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Não existem disciplinas envolvidas na dinâmica da horta, pois quem trata da horta são os alunos das unidades de multideficiência e da Unidade de Ensino Estruturado 2/3 ciclos sob orientação dos professores de Educação Especial e assistentes operacionai
4.1. Como e com que frequência?
Não existe um planeamento formal de atividades a realizar com as famílias, estas são convidadas a envolver-se nas atividades desenvolvidas com os seus educandos. Algumas fazem-no esporadicamente observando e incentivando os alunos nas tarefas e, por vezes, coadjuvando-os na sua realização. Fornecem algumas sementes e plantas cultivadas na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
No que respeita aos alunos envolvidos este é um espaço que permite a realização de um conjunto diversificado de atividades práticas permitindo a aquisição e consolidação de competências de cariz funcional assim como o contato com estímulos de natureza variada. Tal permite, por consequência, o desenvolvimento de capacidades e competências que facilitem a integração na vida ativa; treino e desenvolvimento de capacidades ligadas à motricidade e coordenação motora; desenvolver uma cultura ambiental de respeito pela natureza; trabalhar competências previstas no Currículo Especifico Individual dos alunos.
É também visível nos alunos envolvidos que este é um espaço aprazível sendo que manifestam contentamento nas deslocações ao mesmo e gosto pelas tarefas que aí desenvolvem.
Tem sido possível observar que este é um espaço que contribui para o controlo de comportamentos inadequados, atitudes de stress e ansiedade inerentes às problemáticas dos alunos.
Este tem sido também um espaço de contato e aproximação com outros alunos da escola que, por vezes, manifestam curiosidade pelas tarefas que aí se desenvolvem acabando, de forma esporádica, por envolver-se nas atividades aí desenvolvidas.
É também um espaço utilizado pontualmente pelos docentes de ciências naturais para, com os seus alunos, observarem o ciclo das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada uma das três unidades envolvidas no projeto é responsável por uma parcela da horta, pelo aproveitamento desse espaço e manutenção do mesmo. A constatação da necessidade de realização de tarefas de manutenção é feita mediante a visita regular à horta e observação da mesma. As tarefas são orientadas pelos professores e assistentes operacionais que acompanham os alunos e procuram que, no âmbito das suas capacidades e limitações todos se envolvam nas tarefas a realizar (mesmo que por pequenos períodos de tempo).
7. Como é feita a preparação do solo?
O local de plantação é constituído por composto orgânico o qual é cavado e nivelado. Superficialmente aplica-se uma camada de palha para ajudar na manutenção da humidade. O solo é regado de acordo com a verificação de tal necessidade.