Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na nossa escola, apesar ter mudado de local por diversas vezes, tem pelo menos 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Este ano tem um espaço de 5 m² e um canteiro de aromáticas com 2 m².

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Disciplina de Formação Vocacional do Programa Integrado de Educação e Formação

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram com a cedência de Ervas Aromáticas bem como de estrume.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Este projeto permitiu aos alunos do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) um contacto prático com a agricultura biológica, bem como o conhecimento das ervas aromáticas, bem como da sua utilização na culinária.
Algumas ervas aromáticas, hortelã, coentros e oregãos, do Cantinho das Aromáticas, foram utilizados pelos alunos inscritos no Atelier da Culinária, que também participou no concurso Eco Ementa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente e de forma rotativa,no âmbito das disciplina de Formação Vocacional, os alunos tinham a responsabilidade de regar a horta e o Cantinho das Aromáticas, bem como retirar as ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização foi feita com o composto retirado do nosso compostor, bem como com estrume cedido por um dos encarregados de educação.
A preparação e limpeza dos terrenos foi feita, manualmente, pelos alunos com as ferramentas da escolas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Principalmente com folhas secas, paus e algumas cascas de batatas do nosso refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta foram plantadas favas, no sentido de tentar enriquecer o solo, já tão empobrecido.
No Cantinho das Aromáticas foram plantados Coentros, Hortelã-Pimenta, Oregãos, Tomilho, Alfazema e Poejo.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Houve a preocupação de se regar nas horas de menor calor, ao princípio da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O terreno da nossa escola tem muitas joaninhas, pelo que não houve praga de pulgões nas favas. Este facto foi abordado com os alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Houve uma venda de favas. O ateliêr de culinária utilizou com frequência as ervas aromáticas do cantinho da aromáticas, tendo participado no concurso Eco Ementas, também com a utlização destas aromáticas

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva

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Professor coordenador da horta: Cláudia Sampaio