Escola S/3 Afonso Lopes Vieira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

160m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Especial, Comércio, Ciência Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Colaboram na dádiva de sementes, quando não são suficientes as do ano anterior e fornecem algumas plantas. Dão conselhos sobre a forma de cultivar, plantar, cuidar e apanhar os produtos hortícolas. Colaboram também na rega, ao final do dia.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta colabora no Projeto Social da escola e é um local de referência a todos que nos visitam.
Os alunos respeitam o espaço e gostam de colher alguns morangos ou frutos de árvores como figueiras, damasqueiro, amendoeiras e nogueiras tendo sempre o cuidado de não danificar o lugar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada em talhões. Após a atribuição dos talhões, no início do ano, é feita uma sessão de informação/formação aos detentores destes sobre agricultura biológica. Posteriormente, os responsáveis preparam o solo recorrendo a alfaias manuais disponibilizadas pela escola e utilizam o composto produzido pela escola. Por vezes, quando se justifica, a terra é fresada com o apoio de um funcionário, de um professor ou de alunos mais velhos. As tarefas são da responsabilidade do detentor de cada talhão, havendo uma escala de responsáveis para fazer a compostagem e para a rega ser feita a horas de menos calor, para evitar a evaporação da água. O grupo Eco-Escolas possui também um talhão, não sujeito a concurso, e preocupa-se em guardar sementes, dos anos anteriores, para depois fornecer algumas plantas aos participantes no trabalho. Há um professor que fica responsável por resolver ou encaminhar os problemas que por ventura se criem e há reuniões pontuais para acertar trabalhos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em Setembro, o terreno foi fresado com a finalidade de descompactar o solo e para enterrar alguns restos de plantas da cultura anterior e ervas que cresceram na horta durante as férias. O composto produzido na escola é ainda utilizado conforme as necessidades das culturas, em cada talhão ao longo do ano, principalmente no terreno de horta acrescentado no ano anterior que ainda está muito pobre. Os detentores de cada talhão são responsáveis pela preparação específica do solo quando fazem as culturas. Por vezes utiliza-se garrafões de plástico para proteger as culturas dos caracóis.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existem 2 compostores em madeira e 6 compostores em plástico cedidos pela empresa ValorLis.
A compostagem foi feita no segundo período com os resíduos vegetais da cantina escolar. Não foi feita no primeiro período porque a cantina escolar esteve em obras.
No terceiro período, devido a ter-se detetado alguns ratos, foi decidido não se realizar compostagem de resíduos verdes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: alfaces, couves (Galega, coração, penca, brócolos, lombarda), ervilheiras, faveiras, pepineiros, pimenteiros, salsa, coentros, rúcula, morangueiros, curgetes, feijoeiros, aboboreira, espinafre, batateiras, cenouras, beringela, alho, cebola, nabiças, milho, alho-francês, beterraba. Não se respeita muito as consociações estipuladas pela bibliografia, porque as culturas são arrancadas e substituídas por outras conforme o espaço existente. Contudo verificam-se as seguintes consociações: ervilha+alho; alface+cebola; alface+alho; fava+cebola; milho+feijoeiro. Verifica-se a mistura de diversas culturas. Existem também várias plantas aromáticas num canteiro central da horta dos talhões a concurso onde são cultivadas plantas aromáticas, bem como em locais estratégicos das culturas. As plantas aromáticas/auxiliares/medicinais cultivadas são: alecrim, alfazema, calêndula, cravo-túnico, arruda, caril, salva, erva-príncipe, hortelã, erva-cidreira e lúcia-lima. Temos ainda cebolinho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existem dois pontos de água. No início do ano há uma sessão de esclarecimento sobre a rega.
Esta é feita pela manhã ou ao fim da tarde para minimizar as perdas de água por evaporação. Existe um sistema rotativo de responsáveis pelos talhões para o fazer. Infelizmente a rega está dependente da água da companhia, por impossibilidade de ter um furo.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve algumas culturas afetadas por piolhos, tendo sido combatido com preparados feitos com vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realização de “mini-mercados” de produtos biológicos, com os detentores dos talhões a contribuem com alguns produtos que cultivam. Parte do dinheiro reverte a favor do Projeto Social da Escola e outra parte é utilizado para a sustentabilidade monetária da horta, como reparações de mangueira, de torneiras e compra de alfaias agrícolas. No final do ano elege-se a melhor horta (Concurso Horta Bio na ESALV) de acordo com regulamento feito para o concurso e entrega-se um diploma no dia Eco-ESALV e um pequeno prémio aos vencedores.
Fazem-se sessões práticas sobre a utilização das plantas aromáticas na alimentação (confeção de pão, infusões, estímulo ao uso de plantas aromáticas frescas como tempero) para alunos de diferentes níveis de ensino.
Venda, por altura do Natal, de plantas aromáticas cultivadas na escola e de frutos colhidos, das nossas árvores, pelos alunos.

15. Outros aspetos de realce da horta

O trabalho de cuidar da horta resulta principalmente de um esforço hercúleo de alunos, professores e funcionários que dispõem do seu tempo livre para semear, plantar, regar, cuidar e apanhar o fruto do seu trabalho árduo. A maioria dos produtos cultivados é vendido em mercadinhos na escola para que toda a comunidade escolar possa usufruir deles (alunos, pais, professores e funcionários). O produto obtido destes mercados é uma parte oferecido ao projeto social da ESALV, que auxilia famílias carenciadas. Alguns talhões são também trabalhados por alunos com necessidades educativas especiais, que aprendem a tratar da horta.
Incentiva-se o uso de sementes biológicas, de composto orgânico e de técnicas de eliminação das pragas de forma menos agressiva.
Incentivamos também à utilização das nossas plantas aromáticas. Secamos e vendemos na natal e nos mercadinhos, preparamos pão com alecrim e infusões e fazemos os nossos bálsamos para a pele seca, que fazem sucesso e para os quais apenas confiamos nos nossos produtos isentos de pesticidas.
Com este projeto, todos ganham!

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola S/3 Afonso Lopes Vieira

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Professor coordenador da horta: Ana Isabel Simões Rola