8.1. Se sim, como e com que materiais?
A reciclagem da matéria orgânica, ou seja a compostagem é feita diariamente na nossa escola através da recolha dos restos de comida da nossa cozinha interna e restos de jardim. Temos um compostor de plástico, oferecido pela câmara municipal junto à nossa horta de forma a facilitar todo o envolvimento dos alunos neste projeto.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Dado o sucesso que pbtivemoas no ano transato, iremos manter os diferentes espaços da horta que se encontram divididos da seguinte forma:
- Canteiro da Energia- Tomate, alhos, feijão, ervilhas, etc
- Canteiro dos sabores - morangos
- Canteiro dos cheiros - Diferentes Plantas aromáticas (alecrim, hortelã, cidreira, salsa, etc)
- Canteiro da saúde - Diferentes legumes (alface, couve-flor, broculos, penca, pimentos, cenouras, courgete, etc)
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Cada grupo/sala está responsável por regar a horta sempre que necessário, utilizando água que recolhemos da chuva através de bidões que colocamos no jardim. Este ano letivo, conseguimos organizar um estrutura de recolha de água mais eficaz.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, sempre que tralhamos na horta ( todas s semanas)
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Na comemoração do Dia Mundial da Alimentação, organizamos uma Barraquinha de produtos biológicos com a colaboração das famílias que em casa praticam a agricultura biológica nas suas hortas. Com esta barraquinha, as crianças incentivaram não somente a esta prática, como também ao consumo destes produtos saudáveis. Por outro lado, foi oferecido a cada família um saco de sementes de produtos saudáveis para consumo, estimulando assim as famílias que não têm o hábito desta prática.
Na nossa tradicional Feirinha de Outono realizada aqui na escola, foram também colocados alguns produtos à venda.