3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Percursos alternativos (CEF, VOC); Diciplina de Educação para a Cidadania
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Embora S. Romão do Coronado seja um meio bastante rural, ou talvez por isso mesmo, a maioria dos alunos não valoriza o trabalho agrícola considerando-o um trabalho de menor valor, pois está muito relacionado com a geração dos seus avós e muito menos com geração dos seus pais que tentaram, de uma maneira geral, abandonar os campos e ganhar a vida em outras áreas. Ainda assim alguns alunos (poucos) juntamente com os seus pais, em casa, possuem algumas plantações mais a nível de morangos e flores.
O facto de verem tanto professores como funcionários a cuidarem da estufa têm sido um grande estimulo para eles (alunos) e pouco a pouco vão ganhando gosto pela actividade, sobretudo ao verem os produtos como cebolas, batatas, couves e alfaces, plantados pelas suas próprias mãos, a “surgirem” da terra.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
De uma maneira geral são os funcionários que se ocupam da manutenção contínua da horta. Aos poucos, alunos isolados ou em turmas vão eles mesmo pedindo para participar nas tarefas inerentes à manutenção da estufa nomeadamente a plantação, a rega e a colheita. Neste momento são mais os alunos que pertencem ao conselho eco escolas que demonstram mais interesse, mas sobretudo na disciplina de Educação para a Cidadania começa a verificar-se algum “trabalho de turma”.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do terreno foi feita quase exclusivamente pelos alunos do curso vocacional de jardinagem, no entanto como no presente ano lectivo essa oferta não existe na escola têm sido feita por alunos do ensino regular, assim como a limpeza e a rega. A nível da fertilização apenas é utilizado, quando existe, composto produzido nos compositores da escola. Nenhum produto químico é utilizado.