4.1. Como e com que frequência?
As famílias ajudaram na cedência de materiais para a Horta Vertical: paletes de madeira, pneus, materiais de desperdício, tintas, pincéis,plantas aromáticas, sementes, flores, utensílios agrícolas, terra e mão de obra.
Participaram também na criação de canteiros artísticos com pneus e vasos com materiais de desperdício.
Nas reuniões do Conselho Eco-Escola apresentaram sugestões e ideias e colaboraram ao longo do ano letivo na construção da Horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Através de pesquisas sobre plantas aromáticas e produtos hortícolas da época os alunos aprenderam um pouco mais sobre as caraterísticas e particularidades das mesmas.
- Os alunos aprenderam a preparar a terra, a cultivar e tratar as plantas, a fazer mondas periódicas, a repartir tarefas, desenvolvendo-se a formação cívica e o sentido de responsabilidade. Para além disso, tomaram consciência da importância da produção e consumo de alimentos naturais para a saúde e para o meio ambiente.
- As crianças serviram como multiplicadores, porque levaram o que aprenderam na escola para casa, influenciando a mudança de postura na sociedade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização, a manutenção da horta e a repartição de tarefas foram efetuadas, ordinariamente, todas as quartas-feiras, excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificavam. As tarefas foram orientadas pela professora coordenadora do Programa em articulação com a assistente operacional e executadas pelos alunos. A rega foi feita através da rega por aspersão e manualmente.
Os alunos efetuaram mondas periódicas e a rega de forma rotativa para que todos pudessem participar.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi previamente limpo e foram retiradas as ervas daninhas. Foi usado fertilizante natural (estrume).