8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os resíduos que diariamente recolhemos no refeitório e na cozinha (restos de vegetais, cascas dos vegetais, cascas da fruta e caroço das frutas). Além disso , também colocamos folhas secas, relva fresca, etc...Os materiais são cortados em pequenos fragmentos e colocados no compostor. Estes fragmentos são controlados assim como a temperatura, a humidade e o arejamento do composto durante todo o processo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A nossa horta tem várias culturas: favas, ervilhas, nabo, coração, penca, cebola, morangos, alface, nabiças, aipo, couve-galega, alho-francês, rúcula, chicória, alface roxa, cenouras, batatas, tomate cherry, tomate chucha, cabaça, couve-flor, feijão, rabanetes, abóbora, beterraba, courgette, milho, pepino, pimento, brócolos, espinafres, espinafres selvagens, couve-roxa, cebola, cebola-roxa, girassol e aipo.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A nossa rega para já não chega a horta. A nossa horta é regada diariamente à maneira antiga (excepto quando chove). Os nossos alunos utilizam o regador.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização das pragas e doenças é feita através da observação visual direta uma vez por semana para evitarmos situações mais graves.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Além das atividades pedagógicas inerentes à manutenção da horta, os legumes que nascem da nossa horta têm sido utilizados pela nossa cozinha para a confecção das saladas e das sopas. Para o próximo ano, com a horta consolidada, pretendemos desenvolver outro tipo de atividades.
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta além de ter servido para os alunos adquirirem alguns conhecimentos na área da agricultura biológica, fez com que muitos alunos pressionassem os pais a criarem as suas próprias hortas em casa. Temos cada vez mais pais a pedirem-nos conselhos e dicas de que como criarem as suas hortas.
15.1. Link para a página da horta