Escola Básica de Bitarães

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o segundo ano de existência da horta

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do meio, português,matemática e expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os familiares colaboraram na preparação da terra, fornecimento de fertilizante natural, cedência dos utensílios necessários, doação de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os familiares dos alunos observam a horta quando vão levar ou buscar os filhos, incentivam ao cultivo de plantas e questionam sobre as plantações. Como a horta fica junto ao campo de jogos os pais construíram uma cerca em madeira para evitar que as bolas estraguem as plantas e os alunos possam continuar a realizar os seus jogos preferidos. Os alunos demonstram cuidado e gosto pelas tarefas ligadas à horta. As funcionárias e um horto local têm demonstrado interesse por este espaço, contribuindo para a sua manutenção e oferecendo plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A preparação da terra esteve a cargo da turma CEB2A, A sementeira em sala de aula e o transplante para o espaço da horta esteve a cargo da sala 1 e 2 de Jardim de infância I e da turma CEB1C. Já a manutenção está a cargo das turma CEB2A, CEB1C, sala 1 e 2 do Jardim de infância.
A elaboração do espantalho ficou a cargo da sala 1 do, que também fez plantações reutilizando sapatos velhos. A sala dois colaborou nas sementeiras e elaborou as etiquetas.
De forma rotativa todos os alunos visitam a horta e colaboram quer fazendo a rega das plantas, arrancando ervas ou mesmo levando mais plantas e procedendo a novas replantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi realizada pelos alunos que se voluntariaram na hora dos intervalos sob a orientação da professora responsável. As turmas que quiseram participar manifestaram essa vontade na reunião do Conselho Eco- Escolas.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Figueira e oliveira. Kiwizeiro, chuchu, loureiro e framboeseiras.
Existe também cebolo, manjericão, tomateiros, morangueiros, alho francês, cravos e alguns catos

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam a horta diariamente, ou sempre que se considera necessário, segundo um plano de tarefas definido na sala de aula,

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas é feita diariamente através de observação das plantações. No sentido de evitar a propagação de pragas foi colocado manjericão e manjerico, junto ao cebolo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta serão vendidos na feira de outono do próximo ano
Para facilitar a transição do ensino pré-escolar para o primeiro ciclo foi realizada uma visita dos alunos do Jardim de infância de Gondalães e da sala três do jardim de infância à turma CEB1C , que incluiu uma visualização do trabalho realizado em Gondalães e uma visita à nossa horta.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica de Bitarães

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Manuela Meireles de Carvalho