Infantário O Barquinho

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Um ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

4m2 aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8 educadoras de infância

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Salas de atividade na área de conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos

54

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Compreensão por parte das crianças das vantagens da criação de uma horta biológica. Colaboração e preocupação com a manutenção da horta (quadro onde estão descritas as tarefas e quem as faz).Consumo dos legumes na hora do almoço. Feedback das famílias perante as informações que as crianças levam para casa e dialogam com os pais. Aumento do consumo de produtos biológicos. Diminuição da rejeição da sopa nas crianças mais velhas (3 e 4 anos).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de uma tabela semanal, onde se descrevem as ações a implementar por cada sala/ equipa.

7. Como é feita a preparação do solo?

São também tarefas distribuídas, embora as crianças ajudem na limpeza, a fertilização fica a cargo dos adultos e as crianças observam.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento as crianças têm plantadas, alface, tomate, ervilha e feijão.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um tanque que recolha a água da chuva do qual é retirada a água para a rega da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não têm existido problemas relacionados com pragas e doenças. A observação da horta é diária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A partir da horta da escola, as famílias, por ocasião do dia da família celebrado no Infantário procederam à plantação de uma pequena sementeira que depois levaram para casa. Foi, neste mesmo dia, realizado um jogo onde se levantaram diversas questões e propostas atividades relacionadas com as temáticas do programa eco-escola, sendo um deles a agricultura biológica (para além da realização dos eco-códigos, elaborados e apresentados pelas crianças à comunidade escolar e posteriormente à comunidade educativa).

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Infantário O Barquinho

avatar

Professor coordenador da horta: Maria da Paz dos Reis Spínola